Plantão

RC entrega bonificações a policiais e incorpora agentes penitenciários a prêmio

O governador Ricardo Coutinho entregou simbolicamente, nesta segunda-feira (20), durante solenidade no Palácio da Redenção, as bonificações de 8.735 policiais civis, militares e bombeiros referentes ao Prêmio Paraíba Unida pela Paz (PPup), previsto pela Lei 10.327, que instituiu recebimento semestral de valores em dinheiro para integrantes das forças de Segurança de regiões e áreas integradas que apresentem queda no registro de Crimes Violentos Letais Intencionais (homicídios dolosos ou qualquer outro crime doloso que resulte em morte). 

Na ocasião, ele ainda assinou o decreto que também inclui os agentes penitenciários no prêmio a partir do próximo semestre.


De acordo com o secretário de Segurança e Defesa Social, Cláudio Lima, o prêmio é um reconhecimento das metas alcançadas pelos profissionais de segurança no Estado. “Esse ano o prêmio foi de quase R$ 9 milhões para os policiais civis, militares e bombeiros que bateram as metas da segurança. A gente sabe que não dá para comemorar, porque muitas pessoas ainda morrem na Paraíba, mas ter uma redução de homicídios é muito importante. No ano passado, a Paraíba alcançou uma redução de 12% dos assassinatos, em relação ao ano anterior”, observou. 

O secretário de Administração Penitenciária, Wagner Dorta, enfatizou a relevância da inclusão dos agentes penitenciários no Prêmio Paraíba Unida pela Paz. “É uma medida extremamente importante, porque se o sistema prisional vai bem, a segurança pública também vai bem. Estou há dois anos à frente da secretaria e nesse período os agentes têm se esforçado bastante para manter a ordem e com essa medida eles se empenharão muito mais”, comentou.

Neste semestre, ganham PPup os policiais e bombeiros subordinados ao Estado, às 1ª e 3ª Regiões Integradas de Segurança Pública (Reisp) e ainda às Áreas Integradas (Aisp) de João Pessoa (zonas Sul e Norte), Cabedelo, Bayeux, Mamanguape, Itabaiana, Esperança, Picuí, Monteiro, Patos e Sousa. João Pessoa (Zona Norte) e Patos irão ganhar o prêmio dobrado pelas maiores reduções de homicídios em números absolutos e percentuais, respectivamente.




 Portal Correio