Plantão

Deputado cobra ao governo federal agilidade no ramal Piancó

O deputado federal paraibano Efraim Filho (Democratas) vai cobrar formalmente do Governo Federal agilidade no ramal da transposição das águas do rio São Francisco com entrada pelo Vale do Piancó.

Efraim Filho lembrou que o terceiro braço da transposição do São Francisco pelo Rio Piancó e Coremas-Mãe D’Água na Paraíba foi prometido pela presidente Dilma em maio de 2014,  ano em que inaugurou o túnel Cuncas II, em São José de Piranhas. 

O projeto está orçado em quase R$ 200 milhões e prevê a construção de um conjunto de adutoras que vai garantir a chegada da água para 18 municípios que possuem problemas de abastecimento.

O Ramal Piancó, conforme explicou, é um canal que vai perenizar o Rio Piancó, abastecendo o maior conjunto de barragens da Paraíba, que é o Coremas-Mãe D’Água, que hoje sofre com os efeitos da seca.

“O estado mais beneficiado, com aproximadamente 120 Municípios, é a Paraíba. Isso vai resolver uma grande questão emergencial, que é a situação hídrica de Campina Grande, ao lado de Cajazeiras, tem hoje 460 mil habitantes, polariza uma região de aproximadamente 1 milhão e 200 mil habitantes e está numa situação difícil em relação ao abastecimento de água”, Concluiu Efraim Filho.





Assessoria