Plantão

Equipe do Samu realiza parto dentro da ambulância, no Sertão da Paraíba

Um parto foi feito pela equipe do Serviço de Atendimento Móvel de urgência (Samu) de São José de Piranhas, na manhã desta quarta-feira (07). 

O pai da criança, Henrique Ferreira Neto, de 32 anos, contou ao portal Radar Sertanejo que a esposa Edjane Batista Ferreira, 25 anos, após sentir fortes dores e contrações durante a madrugada foi levada para o hospital da cidade onde solicitou ajuda médica, por volta de 5h00 da manhã.

Conforme os relatos, em função da falta de médico no Hospital local, após realizar os primeiros procedimentos, a equipe do Samu foi acionada pela unidade hospitalar para conduzir a gestante ao Hospital Regional de Cajazeiras. 


Porém, o parto foi realizado antes que a equipe chegasse com a paciente até seu destino final. Os profissionais de saúde tiveram que fazer o parto dentro da ambulância, nas imediações do sítio Cocos.

Ainda segundo as informações, a gravidez era considerada de risco, e em função disso, mesmo após todos os esforços concentrados realizados pela eficiente equipe do Samu em conjunto com um médico da cidade de Cajazeiras, o recém-nascido não resistiu e faleceu minutos depois. Ainda foram realizadas a encubação e tentativas de reanimação da criança, mas sem sucesso.

Era o primeiro filho do casal, que reside no conjunto Frei Damião em São José de Piranhas.

Sem maternidade
Há muito tempo que a população de São José de Piranhas clama por uma maternidade na cidade, onde as mães possam dar à luz sem precisar de deslocar-se para outros centros. No município, a maioria dos filhos não nascem piranhense.  Nos quase oito anos da gestão do prefeito Domingos Neto, apesar dos milhões arrecadados pelo município com as obras da transposição, nunca procurou construir a maternidade.

Outro exemplo da falta de atenção à saúde pública do município, por parte da atual gestão que está chegando ao fim, é o posto de saúde abaixo, no bairro Canaã, iniciado e abandonado pelo governo do prefeito Domingos Neto.

O terreno para a obra foi doado pelo loteamento Canaã. O posto nunca foi concluído e é uma das obras inacabadas que será deixada pelo gestor que está concluindo seu mandato. Sobre o dinheiro ninguém saber informar onde está. Porque a obra nunca foi concluída? Essa é uma pergunta que muita gente faz, mas que o gestor nunca deu explicação publicamente. Além dessa, outra série de obras inacabadas serão destacadas em breve pelo Radar Sertanejo.




Radar Sertanejo