Plantão

Terremoto mata ao menos 38 pessoas

Um terremoto de magnitude 6,2 na escala Richter atingiu o centro da Itália na madrugada desta quarta-feira (24). 

Até o momento foram confirmadas 38 mortes. As cidades mais atingidas foram Accumoli, Amatrice, Posta e Arquata del Tronto. A Defesa Civil italiana qualificou o terremoto como “severo”.

Inicialmente, a polícia falava em pelo menos duas vítimas fatais na cidade de Pescara del Tronto, onde um casal morreu após o colapso de sua casa. O prefeito do povoado vizinho de Accumoli disse à emissora estatal Rai que um casal com dois filhos pequenos estaria soterrado, sem apresentar sinal de vida.


“Metade da cidade já não existe, as pessoas estão sob os escombros”, disse Sergio Pirozzi, prefeito de Amatrice, na província de Rieti, à emissora Sky. O prefeito confirmou que houve desabamentos graves em vários edifícios e colapso de pontes que complicam o acesso ao local por parte das equipes de resgate.

Além disso, a Defesa Civil confirmou deslizamentos de terras em outras três províncias da Região de Marcas: Ascoli Piceno, Fermo e Macerata.

O terremoto ocorreu às 3:36 (hora local), a sudeste de Norcia, cidade da província de Perugia, com epicentro a dez quilômetros de profundidade, de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), que monitora a atividade sísmica mundial. O sismo foi seguido de diversas réplicas de 5,5 e 4,6 e 4,3, perto de Amatrice e de Norcia.

O reporter da DW Lewis Sanders, que está em Ascoli Piceno, a cerca de 60 km do epicentro, contou que “acordou com a casa sacudindo violentamente”.

O tremor foi sentido também em Roma, a 170 km do epicentro. De acordo com o jornal La Repubblica, as casas em Roma tremeram por cerca de 20 segundos. Segundo um porta-voz do Corpo de Bombeiros, há relatos de feridos na capital italiana.

O terremoto ocorreu próximo de Aquila, onde um sismo de magnitude 6,3 deixou mais de 300 mortos e devastou a região de Abruzos em 2009.


Terra