Plantão

Serviço do Google permite ver alertas de emergências climáticas; veja como funciona

Internautas já podem consultar em tempo real alertas de emergências climáticas, como tempestades, alagamentos, geadas e outros fenômenos meteorológicos. Tudo em uma mesma plataforma. 

O serviço Avisos Públicos, lançado pelo Google, vai informar a população sobre ocorrências através da página de busca da plataforma e também no Google Now e Google Maps.

O serviço é uma parceria da empresa com os ministérios da Integração Nacional e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, por meio do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CENAD).


Esses órgãos são os responsáveis por enviar para o Google as mensagens de emergência oficiais que aparecem nos alertas, como chuvas intensas, baixa umidade, alagamentos, inundações, tempestades e declínio de temperatura, tal como as definições sobre os eventos. Cabe ao Google processar os avisos e os deixar disponíveis para os usuários nos canais apropriados quando relevante. Os alertas exibidos dependerão da localização, da gravidade do desastre e do tipo de consulta feita na busca.

“Acreditamos que o serviço de Alertas Públicos ajudará os brasileiros a se prepararem melhor para situações sensíveis ao trazer as informações valiosas do INMET e do CENAD para ferramentas online que já fazem parte do dia a dia deles", diz a gerente de parcerias do Google Brasil, Juliana Dib Rezende.

“A parceria do Ministério da Integração Nacional com o Google vai ajudar a salvar vidas. Com o serviço de Alertas Públicos vamos gerar informações de emergência, apoiar os profissionais envolvidos no atendimento e orientar a população, trazendo mais agilidade ao acesso e garantindo que a sociedade obtenha dados oficiais em tempo real”, ressalta o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho.

O Brasil é 12º país a receber o serviço Avisos Públicos do Google. A plataforma já havia sido implantada nos Estados Unidos, Austrália, Canadá, Colômbia, Índia, Indonésia, Japão, México, Nova Zelândia, Filipinas e Taiwan.



Portal Correio