Plantão

Cabeça de detento decapitado, é encontrada na Penitenciária

Foi encontrada na manhã desta quarta-feira, na Penitenciária Juiz Plácido de Souza, em Caruaru, Agreste de Pernambuco, a cabeça de um detento decapitado durante a rebelião registrada no sábado passado na unidade prisional. 

De acordo com a Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres) o resto mortal foi localizado durante o mutirão de limpeza realizado por agentes penitenciários e reeducandos. 

O fato foi comunicado imediatamente pela direção da unidade, à polícia civil e ao Instituto de Medicina Legal (IML) para devidas providências.


No sábado, os presos tentaram assumir o controle da penitenciária. Seis horas depois, o motim foi contido, deixando um saldo de, pelo menos, seis detentos mortos e 11 feridos, de acordo com o Sindicato dos Agentes Penitenciários. Um inquérito será aberto para apurar os crimes.

Na manhã da segunda-feira, pelo menos mais 19 presos ficaram feridos em uma nova rebelião. Ambulâncias do Atendimento Médico de Urgência (Samu) removeram nove detentos, todos feridos a facadas, para Hospital Regional do Agreste (HRA) e outras unidades de saúde, enquanto outros 10, com ferimentos leves, estariam sendo atendidos dentro da unidade prisional.

Ontem, a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos decidiu transferir 100 detentos para outras unidades, por questões de segurança. Por meio da assessoria, a Secretaria de Ressocialização afirmou que só pode divulgar os seis nomes quando os corpos carbonizados forem reconhecidos e a pasta entrar em contato com as famílias.

Segundo o órgão, equipes de engenharia do Sistema Penitenciário fazem no Plácido de Souza um levantamento das intervenções necessárias para recuperar as áreas danificadas. Nesta quarta-feira foi iniciada a limpeza, pintura e restauração da parte elétrica e hidráulica do primeiro pavilhão. Os trabalhos estão sendo executados por reeducandos da própria unidade com supervisão da equipe de engenharia da Secretaria e agentes penitenciários.



Diário de Pernambuco