Plantão

Simulador de urna eletrônica ajuda a quem tem dificuldades para votar; clique e treine seu voto


O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibilizou um simulador eletrônico para que o eleitor possa treinar o seu voto e garantir mais experiência com a urna eletrônica nas eleições municipais de outubro deste ano. Clique aqui e acesse o simulador.

O simulador apresenta uma lista de candidatos e partidos fictícios para cada cargo. 

Na relação constam cinco partidos (Partido dos Esportes, Partido dos Ritmos Musicais, Partido das Profissões, Partido das Festas Populares e Partido do Folclore), cada um com cinco candidatos a vereador e um a prefeito, com seu respectivo vice. 

Na hora da votação, é possível navegar pelos partidos usando as setas para direita e para esquerda na filipeta de candidatos no alto da imagem da urna.

Existem opções de simulação para o primeiro e segundo turno e o equipamento virtual se assemelha com o real, contando com botões numéricos, ‘Branco’, ‘Corrige’ e ‘Confirma’ nos mesmos formatos e cores. Além disso, os mesmos sinais sonoros da urna eletrônica são emitidos. 

Segundo o presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), desembargador José Aurélio da Cruz, o simulador é uma ferramenta importante porque proporciona mais segurança, diminuindo as chances de erro durante o processo de votação. 

“Sobretudo os jovens eleitores precisam estar atentos, no nosso Estado. Por exemplo, do inicio deste ano até ontem, 69.051 novas inscrições eleitorais foram realizadas pela Justiça Eleitoral paraibana, um número considerável”, disse o desembargador José Aurélio.


Portal Correio