Plantão

Dia D de imunização contra H1N1 é neste sábado; veja locais e quem será vacinado

O dia D da campanha nacional de vacinação contra o vírus H1N1 começa às 9h deste sábado (30) em todo o estado. 

O Ministério da Saúde liberou 630 mil doses para a Paraíba, que vai imunizar pessoas que se enquadram nos grupos de risco, como as crianças de seis meses aos cinco anos de idade; gestantes; mulheres que deram a luz a menos de 45 dias; presidiários e trabalhadores do sistema prisional; indígenas; idosos acima dos 60 anos; pessoas com doenças crônicas; jovens que cumprem medidas socioeducativas; e trabalhadores da saúde. Abaixo, listamos locais e cuidados com as contraindicações; acompanhe.

No estado, a meta é imunizar 946,1 mil pessoas. As vacinas começaram a ser aplicadas na população que forma o grupo de risco desde o dia 11 de abril. A vacina protegerá a população contra os três subtipos do vírus da gripe (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B) determinados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para este ano.

João Pessoa

Na Capital, as pessoas que formam o grupo de risco devem procurar o posto de saúde de referência mais próximo de sua casa ou ir até à Praça da Independência, a partir das 9h, para tomar a vacina.

João Pessoa também vai contar com outros seis postos móveis de aplicação das vacinas. Confira os locais abaixo:

Supermercado Extra – Epitácio Pessoa (das 8h às 17h);

Shopping Manaíra (das 10h às 17h);

Shopping Mangabeira (das 10h às 17h);

Shopping Tambiá (das 10h às 17h);

Shopping Sul (das 10h às 17h);

Supermercado Atacadão (das 8h às 17h)

A campanha segue até o dia 20 de maio e a meta é imunizar 124 mil pessoas, o que corresponde a 80% da população de 168 mil, considerada grupo de risco residente em João Pessoa.

Campina Grande

Em Campina, mais de 30 unidades de saúde estarão abertas e profissionais aplicando a vacina. De acordo com a Coordenação de Imunização, a Secretaria Municipal recebeu do Ministério da Saúde inicialmente pouco mais de 11 mil doses da vacina e a imunização foi iniciada com trabalhadores de saúde e grávidas.

A Secretaria recebeu mais 26 mil doses e deve receber mais remessas gradativamente para contemplar todo o público-alvo até o fim da campanha no dia 20 de maio.

Cabedelo

As ações acontecem em todas as Unidades de Saúde da Família (USF), com concentração na USF do Renascer Integrado II-III, a partir das 9h. A meta da Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC) é imunizar 100% da população alvo, o que corresponde a 13 mil pessoas.

Alhandra

Em Alhandra a vacinação acontecerá das 8h às 16h nos oito Postos de Saúde da Família e contará com o apoio de todos os servidores da saúde do município. A expectativa é vacinar mais de 4 mil pessoas.

Santa Luzia

Em Santa Luzia, a Saúde do Estado vai realizar ação especial para o Dia D da vacinação. A abertura oficial da campanha vai ser às 9h, no Centro da cidade, em frente ao Parque do Forró.

Vacina tem contraindicações

Segundo a Secretaria de Saúde de Cabedelo, a vacina contra o vírus H1N1 é contraindicada para pessoas com história de reação anafilática prévia em doses anteriores, bem como a qualquer componente da vacina ou alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados.

Em casos de pessoas que estão com doença aguda ou febre a recomendação é de adiamento da vacina até o restabelecimento da saúde.

Sintomas da gripe A

Os sintomas da gripe A, causada pelo vírus H1N1, são comuns a de uma gripe comum, como febre repentina que supera os 38° C; tosse intensa; dor de cabeça constante; dor nas articulações e nos músculos; falta de apetite; calafrios frequentes; nariz entupido, espirros e falta de ar; náuseas e vômitos; diarreia; e mal estar geral.

A gripe é transmitida pelo contato com pessoas doentes e pode causar complicações como pneumonia, se não for tratada adequadamente.



Portal Correio