Plantão

Diarreia transmitida por moscas está levando grande número de pessoas ao hospital de Conceição; Veja 6 maneiras de espantar as moscas


O número de entrada de pacientes com diarreia no hospital Caçula Leite está sendo visto, por todos, como elevadíssimo e se torna uma das maiores preocupações, no momento, da Secretaria de Saúde da cidade de Conceição. 

Nos últimos dias, o numero de entradas já passou da casa dos 200 pacientes. O problema vem sendo gerado pela quantidade expressiva de mosca, neste período do ano e tem sido a ‘dor de cabeça’ do momento, sobretudo do Coordenador de Atenção Básica da Secretaria, Lindemberg Soares, que é o responsável pela orientação dos agentes de endemias, que atuam nas ruas, prevenindo e ajudando a combater doenças que podem causar epidemia.

O hospital possui quatro leitos de pediatria, mas nesta última terça-feira(9), foi necessário improvisar novos leitos, em decorrência da entrada de 8 crianças com diarreia, na unidade hospitalar.

A mosca em grande número surge com a chegada do período chuvoso. Geralmente entre os meses de janeiro e março. O tempo é suficiente para que o inseto leve milhares de pessoas ao hospital, todas com diarreia.

As moscas podem transmitir doenças porque estão em contato constante com materiais em decomposição, como fezes ou sujeira, transportando bactérias capazes de causar algumas doenças, como: disenteria, diarreia, micose, berne, tracoma, conjuntivite, cólera e febre tifoide.
Estas doenças podem ser transmitidas pelas moscas domésticas porque as bactérias, normalmente, ficam grudadas no seu pelo, podendo ser liberadas sobre a comida ou dentro de feridas na pele, quando entram em contato direto com os humanos.

Além disso, as moscas podem ingerir bactérias que se mantêm vivas durante alguns dias dentro do animal, sendo depositadas na comida humana quando a mosca utiliza a saliva para se alimentar.

Já no caso da Berne, a mosca varejeira deposita os seus ovos dentro de uma ferida na pele para que as larvas se desenvolvam, provocando sintomas como coceira, dor e vermelhidão em alguns locais da pele.

Veja!

6 maneiras de espantar as moscas

Com as temperaturas elevadas, chegando à casa dos 40 graus, e o aumento da umidade do ar, é comum haver um crescimento significativo no número de moscas domésticas. Considerada um dos insetos mais comuns, a mosca pode contaminar alimentos e propagar uma série de doenças nos seres humanos, como por exemplo, conjuntivite, febre tifoide, tuberculose, diarreia, entre outras.

Mas como manter a casa livre desses hospedeiros indesejáveis? A resposta está, primeiramente, na limpeza do ambiente.

Manter a casa devidamente limpa, sem restos de alimento, com bancadas, pias e chão sempre secos colabora com a diminuição do número de moscas. Soma-se a isso a retirada frequente do lixo e a lavagem da lixeira.

Além da limpeza, existem outras formas, naturais e artificiais, de manter o ambiente livre das indesejáveis moscas. Confira algumas delas:

1. Inseticida

Segundo Karlla Patrícia, doutora em Zoologia, os produtos contendo DEET (sigla em inglês para o composto N,N-dietil-meta-toluamida) e o óleo de citronela são comprovadamente eficazes, e vem sendo usados desde a época da 2ª Guerra Mundial.

Os cientistas testaram respostas eletrofisiológicas de neurônios sensoriais olfatórios que se localizam nas antenas das moscas e descobriram que o inseticida faz com que elas não percebam que existem alimentos por perto.

2. Vinagre

Depois de realizar a limpeza do ambiente experimente passar um pano molhado com um pouco de vinagre em toda a casa, quintal, varandas, bancadas.

3. Cravo da Índia e limão


Segundo Margarete Camargo, doutora em Fitopatologia e professora do Departamento de Fitossanidade da UNESP, cravos espetados em limão, afastam as moscas e os mosquitos, inclusive os da dengue. Experimente enterrar alguns cravos da índia no limão e espalhe os pela casa. A combinação também funciona para afastar maus odores da geladeira.

4. Água, álcool e arruda

Separe 1 litro de água, 1 copo de 250 ml de álcool comum e 100 g de arruda fresca. Bata-os no liquidificador por cerca de um minuto, coe a mistura e armazene em um borrifador. Espalhe o produto pela casa principalmente no começo da noite. O inseticida natural também pode ser usado no chão e na pia para afastar as formigas.

5. Louro, eucalipto e manjericão

Outra boa dica é misturar folhas de louro, eucalipto e manjericão colocando-as em saquinhos que podem ser espalhados pelo ambiente.

6. Armadilha Caseira


Para residências com grande quantidade de moscas recomenda-se a preparação de uma armadilha caseira. Pegue uma garrafa PET, corte ao meio e pinte-a de preto. Misture 1 copo de água com 2 colheres de sopa de açúcar mascavo e ferva. Espere esfriar e adicione 1 grama de fermento biológico fresco. Ponha esse líquido dentro do vasinho de PET e pendure. As moscas serão atraídas e lá ficarão presas. A falta de luminosidade do vasinho impede a saída da mosca quando ela for atraída para a armadilha. É importante trocar este recipiente a cada 3 meses.




Vale do Piancó Noticias com Dicasdemulher.com.br