Plantão

Áreas de lazer e varanda podem abrigar focos da dengue em condomínios; veja outros locais

Embora muitas pessoas acreditem que apenas em casas com jardim e quintal podem ter focos do Aedes aegypti, dentro dos apartamentos também existem lugares que podem acumular água e se tornarem criadouros do mosquito transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya.

Os técnicos de vigilância ambiental orientam onde procurar os criadouros do mosquito dentro dos apartamentos. São possíveis focos: potes de água para animais, floreiras em varandas, reservatório de água para pássaros, dependência de empregada pouco utilizada (pia e vasos sanitários), área de serviço (atrás da máquina de lavar roupa), aparador de água de filtros de parede, hortas e vasos nas janelas e sacadas.

Nas áreas comuns dos condomínios residenciais podem ser focos: piscinas e hidromassagem sem cobertura, churrasqueiras, play, floreiras, lava pés de piscinas, bromélias em jardins, instalações de salão de festas, banheiros e copa.


Eliminar os focos de água parada é a melhor forma de se combater o Aedes Aegypti. É na água parada que o mosquito se reproduz, aumentando as chances de proliferação da dengue e da zika.   

De acordo com Nilton Guedes, gerente de Vigilância Ambiental de João Pessoa, a eliminação dos criadouros do mosquito também é uma responsabilidade da população. “Quando há um cuidado de eliminar a água parada de sua residência é uma forma de manter sua família protegida. Muitas vezes nem sendo necessário o agente de saúde ambiental utilizar larvicida”, disse.



Portal Correio