Plantão

Teori Zavascki nega soltar André Esteves e determina transferência para presídio

O ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou nesta quinta-feira, 26, pedido da defesa de André Esteves, do BTG Pactual, para revogar a prisão do banqueiro e determinou a transferência do executivo para o presídio Ary Franco, no Rio de Janeiro.

Esteves foi preso nessa quarta-feira, 25, suspeito de obstruir as investigações da Operação Lava Jato - assim como o senador Delcídio Amaral (PT-MS) - por tentar comprar o silêncio do ex-diretor da Petrobrás Nestor Cerveró. 

De acordo com a Procuradoria-Geral da República, com base em conversas gravadas pelo filho de Cerveró, o senador petista ofereceu uma mesada de R$ 50 mil para evitar que ex-diretor da Petrobrás mencionasse o congressista e o BTG Pactual em eventual acordo de delação premiada.

A verba seria financiada por André Esteves, segundo as conversas entre o parlamentar, o então advogado de Cerveró, Edson Ribeiro, e o filho do ex-diretor, Bernardo Cerveró.

O advogado de Esteves, Antônio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, alegou ao STF que a prisão temporária do banqueiro foi baseada "única e exclusivamente" na fala de Delcídio. Ele nega que conheça Cerveró, o filho do ex-diretor ou o chefe de gabinete de Delcídio, Diogo Ferreira, e o advogado Edson Ribeiro. De acordo com o criminalista, Esteves conhece Delcídio assim como tem contato com outros parlamentares. O banqueiro nega também que tenha tido acesso à minuta de delação premiada de Cerveró. Em conversas, Delcídio disse que o banqueiro tinha cópia do que o ex-diretor iria delatar ao Ministério Público.

A prisão temporária expira no domingo, 29, podendo contudo ser prorrogada ou convertida em prisão preventiva. O conteúdo da decisão de Zavascki ainda é mantido sob sigilo.







Estadão
Por Beatriz Bulla e Gustavo Aguiar