Plantão

Projeto de vereador que dá nome à Unidade de Saúde, à parteira Ivonete Lacerda é aprovado

Com base no reconhecimento da história de vida dessa mulher que se doou por inteira à sua profissão, trazendo ao mundo centenas de filhos das mais diversas famílias do município, o vereador Edvaldo Ramalho, sabiamente, elaborou um Projeto de Lei, dando o nome de Francisca Ivonete de Lacerda à Unidade Básica de Saúde do bairro Novo Horizonte. 

Por unanimidade dos votos, o Projeto foi aprovado e entrará em vigor a partir da data de sua publicação.

Ao longo da história da cidade de Conceição, várias pessoas exerceram um papel importante, escrevendo algumas páginas na história do município, dando muito de si, em prol de outras pessoas. 

Muitas delas foram lembradas e homenageadas. Outras não! O ato do reconhecimento é, em sua grande maioria, mais valioso do que o próprio ouro ou ônus, real, libra ou dólar. 

O ato de se doar por uma causa bela, alegra a alma de quem se doa.

Entre muitos esquecidos pela própria história da cidade de Conceição, encontrava-se Dona Francisca Ivonete de Lacerda, uma das mulheres da cidade de Conceição que mais se dedicaram e serviram às pessoas, desde os seus primeiros passos ao mundo. 

Dona Ivonete auxiliou a em centenas de nascimentos, dando uma parcela de contribuição na natalidade do município.

Amante da profissão, Ivonete Lacerda teve uma vida inteira de dedicação à própria existência humana. Foram muitas vidas vindas ao mundo pelas suas milagrosas, finas e delicadas mãos, que traziam em seu recheio a palavra amor.

No entanto, a maioria das famílias da cidade de Conceição, que muitos tiveram seus entes queridos, e os primeiros toques foi pelas as mãos de dona Ivonete. Foram 50 anos de dedicação á saúde da cidade de Conceição, sobretudo, dentro do Hospital Caçula Leite.

Homenagear, mesmo que através de um nome de Rua, de uma praça ou de uma creche, é uma forma de reconhecer a importância da grandeza que dona Francisca Ivonete de Lacerda representou para a cidade de Conceição.

A iniciativa do vereador, além de ter tido a aprovação por todos os vereadores da Câmara Municipal de Conceição, vai ‘cair como uma luva’ para que todas as famílias relembrem com gratidão de Ivonete Lacerda.

Dona Ivonete morreu no dia 06 de março de 2012, às 20:30hs, no Hospital Regional de Patos de parada cardíaca. Ela era irmã do ex-vereador, João Luís Neto.







Por Gilberto Angelo