Plantão

Governo realiza Dia "D” da campanha de vacinação animal neste sábado

Por meio da Secretaria de Estado da Saúde, o governo do Estado realiza mais uma Campanha de Vacinação contra a raiva animal, que este ano terá como “Dia D” este sábado (28). 

Na Paraíba, a meta é imunizar 604.992 animais, sendo 413.079 cães e 191.913 gatos. Para isso, serão colocados à disposição da população mais de 900 postos espalhados nos 223 municípios, que funcionarão das 8h às 17h, mobilizando aproximadamente seis mil profissionais de saúde.

Pelo sétimo ano consecutivo, será utilizada a vacina de cultivo celular em cães e gatos, que tem uma melhor resposta imunológica e ação mais duradoura e que faz parte do Plano de Eliminação da Raiva Humana transmitida por cães e gatos, principal foco da doença no ciclo urbano, e do Programa Nacional de Imunização, protocolo assinado pelos países latinos, junto à Organização Mundial de Saúde.
Deverão ser vacinados todos os cães e gatos a partir de três meses de idade, em bom estado de saúde. Não há contraindicação e essa é a única forma de evitar a infecção rábica.

Para esta campanha o Ministério da Saúde enviou 650.000 doses de vacina, seringas e agulhas. Vale ressaltar que serão utilizadas seringas e agulhas descartáveis, proporcionando uma melhor qualidade no serviço, evitando possíveis contaminações. 

A raiva

É uma doença infecciosa aguda, de etiologia viral, transmitida ao homem por meio de mordeduras, arranhaduras, lambedura de mucosas ou pele lesionada por animais raivosos, provocando uma encefalite viral aguda. A doença acomete o sistema nervoso central, levando a óbito em curto espaço de tempo. É letal em aproximadamente 100% dos casos, por ser causada por um vírus mortal, tanto para os homens quanto para os animais. A única forma de evitá-la é a vacinação.

A raiva apresenta quatro ciclos de transmissão: no ciclo rural tem como principais transmissores os bovinos, caprinos, suínos, ovinos e equídeos; no ciclo silvestre, as raposas, guaxinins, macacos e roedores têm maior destaque na transmissão da doença; no ciclo aéreo, os morcegos representam maior perigo e no ciclo urbano os principais responsáveis pela manutenção do vírus rábico são os cães e gatos.







Portal Correio