Plantão

Ídolo do Fla, ex-atacante Kita morre aos 57 anos. LEIA!

Morreu neste sábado, aos 57 anos, o ex-atacante Kita, que conquistou a medalha de prata com a seleção brasileira nas Olimpíadas de 1984, em Los Angeles, e passou por clubes como Flamengo, Grêmio, Inter, Atlético-PR, Inter de Limeira e Figueirense nos anos 1980. 
A informação foi confirmada pelo hospital Instituto de Ortopedia e Traumatologia (IOT), de Passo Fundo, Rio Grande do Sul.
João Lethardt Neto foi internado em estado grave na última quinta-feira no hospital e não resistiu a complicações decorrentes do diabetes e de um câncer.

O corpo será velado no final da tarde, em Passo Fundo, no Memorial Vera Cruz. Kita já havia enfrentado problemas de saúde em 2011, quando realizou cirurgia para reconstituir os ligamentos do tornozelo esquerdo e contraiu uma infecção hospitalar. Na época, o ex-jogador foi internado em estado grave na UTI do Hospital Prontoclínica e teve de amputar parte do pé esquerdo.
Natural de Passo Fundo, Kita foi revelado pelo Juventude em 1983, sob o comando de Luiz Felipe Scolari, quando foi artilheiro do Gauchão, com 15 gols. No ano seguinte, foi contratado pelo Internacional. Pelo Colorado, o atacante anotou 34 gols e conquistou a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de 1984, ao lado de atletas como Dunga e Mauro Galvão.

Kita viveu um dos pontos mais altos de sua carreira em 1986, quando foi artilheiro da Inter de Limeira, com 23 gols, na conquista do inédito título paulista daquele ano. O mais importante dos tentos foi anotado na vitória por 2 a 1 sobre o Palmeiras, no segundo jogo da final (veja acima).

O destaque no interior paulista levou Kita ao Flamengo naquele mesmo ano. O ex-atacante ainda passou pela Portuguesa, antes de se transferir ao Grêmio e ser campeão da primeira edição da Copa do Brasil, em 1989.
Em 1990, Kita chegou a Curitiba com recepção digna de craque e como uma das grandes esperanças do Atlético-PR. Aos 32 anos, não decepcionou os torcedores e conquistou o seu último título como jogador profissional: o Campeonato Paranaense de 1990, além de ser o goleador do Furacão na competição, com 10 gols.
Depois, ainda passou pelo Figueirense. O ex-jogador encerrou a carreira em 1995, quando defendeu o Passo Fundo, clube de sua cidade natal.
Após a morte de Kita, a Inter de Limeira decretou luto oficial, por meio de sua página no Facebook. Na publicação, o clube lamentou a morte de um dos "maiores ídolos" de sua história e afirmou que o ex-jogador "viverá para sempre na memória dos limeirenses".


GE