Plantão

Cunha arquiva mais um pedido de impeachment contra Dilma. LEIA!

O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), arquivou nesta terça-feira mais um pedido de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff. Ainda restam outros oito pedidos pendentes de decisão na Casa. 

Entre eles está o pedido apresentado pelo ex-petista Hélio Bicudo e emendado pelo jurista Miguel Reale Júnior, que tem o apoio dos partidos de oposição. A expectativa da oposição é que Cunha decida sobre esse pedido específico na próxima semana.


A tendência, segundo Cunha já avisou aos líderes da oposição, é que o presidente da Câmara decida pelo arquivamento de todos os demais pedidos, incluindo o de Bicudo e Reale. A oposição entende que esse é o pedido com melhor fundamentação. 

Assim que Cunha apresentar sua decisão, se for mesmo pelo arquivamento, a estratégia da oposição será recorrer da decisão dele ao plenário da Casa e tentar aprovar, com a maioria dos votos, o andamento do processo na Câmara.

Caso consigam aprovar em plenário, o pedido começa a tramitar e é submetido a uma comissão especial para depois ir ao plenário. Para que haja a abertura de processo de impeachment contra Dilma, no entanto, é preciso o apoio de pelo menos 342 votos no plenário da casa.

Na quarta-feira da semana passada, Cunha arquivou três dos treze pedidos de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff que estavam pendentes de decisão na Casa.




Agência O Globo