Plantão

Bancos de Leite da Paraíba recebem qualificação ‘ouro’ de programa de certificação internacional. LEIA!

O Banco de Leite Humano Anita Cabral, da Secretaria de Estado da Saúde (SES) foi certificado com o padrão ouro pelo Programa Íbero-Afro-Americano de credenciamento de Bancos de Leite, durante o II Fórum ABC do Ministério da Saúde/Fiocruz, de Cooperacão Internacional em Bancos de Leite, em Brasília. 
Na ocasião, foi assinada a Carta de Brasília 2015, com a presença de várias autoridades. Durante o evento, foi definida a Rede Internacional de Bancos de Leite.
O programa, que premia bancos de leite humano de todo país, existe há três anos. A Paraíba participa e é premiada desde o primeiro ano, em 2012.
Este ano, foram inscritos todos os seis bancos paraibanos, dos quais quatro são do Estado: Anita Cabral, em João Pessoa; da Maternidade de Patos; do Hospital Regional de Cajazeiras e do Hospital Geral de Guarabira. Cinco conseguiram o mais alto padrão, classificado como “ouro” e um deles ficou na categoria “bronze”.
Dos quatro bancos de leite da rede estadual dois receberam o padrão‘ouro’, com notas máximas, o Banco de Leite Humano Anita Cabral, que é referência estadual e o Banco de Leite da Maternidade Peregrino Filho, em Patos. Já o Banco de Leite Meirijane Claudino da Silva, da Maternidade do Hospital Geral de Guarabira, ganhou o padrão ‘bronze’. Os outros bancos que receberam nota máxima foram os Bancos de Leite Virgílio Brasileiro, do ISEA, em Campina Grande; Dra. Zilda Arns, da Maternidade Cândida Vargas, em João Pessoa e o da Maternidade Dr. Deodato Cartaxo, em Cajazeiras, que também se credenciaram com o padrão “ouro”.
“A participação da Rede de Bancos de Leite do nosso Estado nesse processo, por meio dos investimentos no parque tecnológico, da qualidade das informações prestadas e da qualificação dos recursos humanos, trouxe para a Paraíba um cenário de consolidação desses serviços, mostrando que a assistência e o produto oferecido seguem um criterioso padrão de qualidade, ajudando a salvar vidas de bebês prematuros e de baixo peso”, comemorou a diretora geral do Centro Estadual de Referência para os Bancos de Leite Humano Anita Cabral, Thaíse Ribeiro.
Programa de Credenciamento
O Programa é uma iniciativa resultante de um convênio com a Coordenação de Saúde da Criança e Aleitamento Materno, do Ministério da Saúde, com a coordenação do Centro de Referência Nacional para Banco de Leite Humano - da Fiocruz e configura-se em ação estruturante e reguladora para garantir o funcionamento das Unidades dentro dos padrões de qualidade já normatizados.



WSCOM