Plantão

Nova fábrica de cimento passa a gerar 250 empregos diretos e 800 indiretos na Paraíba. LEIA!

.
Fábrica ocupa terreno de mais de 200 hectares
Visando atender à demanda dos nove estados do Nordeste, mais uma fábrica de cimento começou a operar na Paraíba. 

O empreendimento, do Grupo Ricardo Brennand, iniciou as atividades em Pitimbu, no Litoral Sul do estado, onde a empresa conseguirá produzir até 1,5 milhão de toneladas ao ano. 

A unidade fabril gera 250 empregos diretos e mais 800 indiretos. A instalação dela contou com o apoio do Governo do Estado, por meio de política de incentivos fiscais.

Com a implantação da nova unidade no Pólo Cimenteiro, a Paraíba passa a contar com quatro fábricas de cimento em funcionamento. Além da Brennand, estão instaladas a Intercement (João Pessoa), a Lafarge (Caaporã) e a Elizabeth (Alhandra). Mais duas empresas estão em processo de implantação no Estado: Votorantim (Caaporã) e Intercement (Conde). A consolidação do Pólo fará com que a Paraíba alcance a capacidade produtiva de 9 milhões de toneladas por ano, tornando-se o segundo maior produtor de cimento do País.

Em parceria com o Governo da Paraíba, Prefeitura de Pitimbu, Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep) e Senai, a Brennand Cimentos realizou o projeto De Mãos Dadas com o Futuro, que qualificou mais de 1,2 mil profissionais. Grande parte dos alunos atuou na obra e participou de processo seletivo para trabalhar na operação da fábrica, sendo que a maioria deles é do curso de eletromecânica e foi absorvida e treinada na operação da planta.

A fábrica

Ocupando um terreno de mais de 200 hectares, a fábrica opera com equipamentos de primeira linha, destacando-se o parque de pré-homogenização circular, o moinho de cru vertical, um moderno forno com pré-aquecedor de 5 etapas e um eficiente sistema pré-calcinação. Com estes equipamentos é produzido clínquer de altíssima qualidade. No final do processo produtivo há o moinho de cimento, ensacadeira e paletizadora, com capacidade de produção de quatro mil toneladas de cimento por dia.



Portal Correio