Plantão

CCJ do Senado obriga União se tornar responsável pelo piso salarial dos professores. LEIA!

CCJ do Senado obriga União se tornar responsável pelo piso salarial dos professores
O governo federal pode ficar responsável  pelo pagamento do piso salarial dos professores de educação básica da rede pública. 

O relator do projeto de lei do senador Cristovão Buarque (PDT/DF),  que tramitava no Senado desde 2013, senador José Maranhão (PMDB/PB), concordou com as alegações feita pelo autor do PLS 155/2013. 

Maranhão  acredita que está certo o autor ao buscar o deslocamento desse encargo para a União. 

Conforme Maranhão, a intenção do projeto é "conferir eficácia" ao dispositivo da Constituição Federal que estabelece um piso salarial nacional para os profissionais do magistério público da educação básica.

Esse comando não pode ser condenado à inefetividade por conta da miopia de alguns governantes, que direcionam recursos públicos a áreas não prioritárias, ou pela penúria do erário estadual ou municipal, onerado por uma situação econômica desfavorável e pelo descontrole das contas públicas - disse relator durante a votação.

Segundo o texto, o piso salarial deverá ser pago diretamente pela União a todos os professores que atuam na educação básica pública do país. O projeto estabelece como pré-requisito a seleção prévia dos docentes segundo critérios a serem definidos pelo Ministério da Educação 60 dias após o início da vigência da lei.

O texto ainda será apreciado pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte.



Agência Senado / Foto: Walla Santos