Plantão

VÍDEO: Cultivo de 10 mil pés de pimentão vira alternativa de renda para agricultor do Vale do Piancó. LEIA!

Foto Reprodução: Vale do Piancó Notícias
O agricultor Sebastião Ferreira de Oliveira, proprietário do sítio Umbuzeiro, que fica localizado no município de Santa Inês, está prestes a comemorar a boa produção de pimentão. 

O plantio em campo aberto e com grande volume d’água, em conjunto com o conhecimento da técnica do produtor, tem sido um grande aliado para garantir a qualidade da hortaliça e a excelente safra.

A plantação de pimentão ocupa cerca de 3 hectares da propriedade. 

São 10 mil pés plantados e uma certeza de colheita de no mínimo 800 caixas do produto, podendo chegar até a mil caixas, conforme explicou o próprio dono à reportagem do portal Vale do Piancó Notícias.

Toda produção da propriedade é escoada na cidade de Conceição, na região do Vale do Piancó e outras regiões do Estado da Paraíba. 

A caixa do pimentão é vendida no momento por 22 reais no mercado da região.



O pimentão (Capsicum annuum) é uma das hortaliças de maior consumo no Brasil, ocupando significante área de plantio. Seu cultivo pode se dá tanto em campo aberto quanto em estufas, sendo o cultivo em campo aberto responsável pela grande maioria da área ocupada com esse legume no Brasil, enquanto ao cultivo em estufas cabe a produção de frutos a serem comercializados maduros na coloração vermelha, amarela e outras.
Entre as principais áreas de cultivos estão os estados de São Paulo, Santa Catarina, Minas Gerais, Rio de Janeiro e estados do Nordeste. Apesar do destaque dado aos estados citados, o pimentão está presente em todo território nacional. O exemplo disso é o plantio do sítio Umbuzeiro, que representa um dos maiores plantios da região.

De acordo com as preferências do mercado consumidor é que se determina os tipos de pimentão a serem plantados. Alguns mercados preferem pimentões pequenos, daí se planta os pimentões curtos ou "block", muito comuns nas regiões Norte e Nordeste do país. Já os pimentões cônicos são responsáveis pela mais importante área de cultivo. Ultimamente o consumidor tem optado por um pimentão de formato mais retangular, ou seja, um formato intermediário entre curto e cônico longo, com parede mais grossa e por isso, com melhor qualidade de consumo através da boa digestibilidade e melhor rendimento. É esse o tipo de pimentão mais consumido nos países do Mercosul para os quais o Brasil tem se tornado importante fornecedor.

Dicas de produção

O pimentão prefere solos bem arejados, profundos, com boa drenagem dado que é uma planta sensível à asfixia radicular. É uma planta exigente em temperatura, sobretudo se a variedade é de polpa grossa. A ideal para a germinação se situa em volta de 25°C. A planta tem um desenvolvimento adequado com temperaturas entre 20 e25°C; o desenvolvimento é deficiente quando a temperatura baixa de 15°C e nulo nas temperaturas inferiores a 10°C.

Formação de mudas

É recomendada a utilização de mudas para transplante. A utilização dessas mudas permite-nos obter plantas fortes, sãs, com um sistema radicular abundante. Para a ideal formação das mudas, devemos utilizar bandejas ou "copinhos" com substrato. Esta "cama" deve ser bem drenada, desinfetada, com boa aeração. É fundamental também a utilização de fungicidas e inseticidas que sejam necessários.



Por Gilberto Angelo