Plantão

Paraíba prorroga campanha de vacinação contra paralisia infantil; veja datas. LEIA!

A Secretaria de Estado da Saúde (SES-PB) prorrogou até o próximo dia 10 de setembro a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite, que terminaria nesta segunda-feira (31). 
O Estado tem autonomia para estender o período de vacinação e o objetivo é atingir a meta de vacinar 95% do público-alvo, crianças de seis meses a menores de cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), um total de 261.141 crianças na Paraíba.
Até agora, já foram vacinadas 205.215 crianças, o que representa 78,26% da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde. Este número supera a meta do país, que atualmente é de 68,05%.
A Paraíba está no segundo lugar no ranking de cobertura vacinal nacional, ficando atrás apenas do Estado de Santa Catarina (atualmente com 80,28% de cobertura vacinal).
“A Paraíba segue se destacando no cenário nacional da campanha devido ao trabalho de base e empenho de todos os profissionais de cada município paraibano. O novo prazo tem como objetivo imunizar o maior número de crianças possível e, consequentemente, atingir a meta instituída pelo Ministério da Saúde”, disse a enfermeira do Núcleo de Imunização da SES-PB, Márcia Queiroga.
Márcia lembra, ainda, que a Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação também segue. “A atualização do cartão de vacinação não tem meta, mas continua até o dia 10 de setembro, junto com a Campanha Contra a Poliomielite. Alertamos aos pais e responsáveis que levem as crianças para a unidade de saúde mais próxima. A vacina é a forma mais eficaz de prevenir a paralisia infantil”, disse ela. Todas as unidades de saúde do Estado estão abastecidas com as vacinas.
Campanha 
Esta é a 36ª Campanha contra a Poliomielite no Brasil e em 2015 comemora-se o 26º ano sem a doença no país, que está livre do poliovírus desde 1990. A Campanha Nacional de Multivacinação para Atualização do Esquema Vacinal é uma importante ação das gestões em saúde. Neste caso, o grupo alvo para a campanha são todas as crianças menores de cinco anos de idade.
É importante lembrar aos pais e responsáveis que não se esqueçam de levar a carteirinha de vacinação aos postos de saúde.
Poliomielite 
A paralisia infantil é uma doença infectocontagiosa grave, que afeta o sistema nervoso, provocando paralisia principalmente dos membros inferiores. É causada e transmitida por um vírus (poliovírus – entra por meio da boca e do nariz e se multiplica na garganta e no trato intestinal, alcança a corrente sanguínea e, em seguida, pode atingir o cérebro) e a infecção se dá principalmente por via oral.
Quando a infecção ataca o sistema nervoso, destrói os neurônios motores e provoca paralisia nos membros inferiores. A pólio pode, inclusive, levar o indivíduo à morte se forem infectadas as células nervosas que controlam os músculos respiratórios e de deglutição. A facilidade de movimentação das pessoas de um lugar para outro no mundo favorece a disseminação do vírus, que pode ser reintroduzido em um país que já não apresenta mais casos.
A vacina contra a poliomielite é aplicada via oral de forma rápida, segura e indolor. A criança toma apenas duas gotas, o que corresponde a uma dose. No Brasil, a vacina é dada rotineiramente nos postos da rede municipal de saúde e durante as campanhas nacionais de vacinação.

WSCOM