Plantão

Paraíba está entre os 10 estados com maior taxa de mortalidade em acidentes de motos. LEIA!

PB está entre os 10 estados com maior taxa de mortalidade em acidentes de motos
A Paraíba ocupa a nona posição entre os estados brasileiros com maior taxa de mortalidade por acidente envolvendo motociclistas. 
Os dados foram divulgados pelo Ministro da Saúde Arthur Chioro ao apresentar uma proposta de plano de ação nacional para o enfrentamento das mortes em decorrência da violência no trânsito.
O encontro com os governadores para apresentação da proposta de ação, promovido pela Presidência da República, reforçou a importância de aumentar a segurança nas vias e rodovias e, consequentemente, reduzir mortes e sequelas de acidentes de trânsito, principalmente com motociclistas. Em 2013, 51,8% de todas as internações por acidentes de transporte em hospitais estavam relacionadas a motocicletas.
Em 2013, a Paraíba atingiu o índice de 9,2 mortes a cada 100 mil habitantes. João Pessoa alcançou o índice de 9,5 mortes em 2013. Já Campina Grande tece a taxa de mortalidade em 16,5. No estado, a maior taxa ficou com o município de Sobrado, com 26,5 e Malta com 22. Ainda aparecem as cidades de Sousa (13,2), São José de Piranhas (17,9) e São Domingos (17).

Estas cidades paraibanas estão entre os 322 municípios brasileiros prioritários no plano. O plano está sendo elaborado conjuntamente pelos ministérios da Saúde, Cidades, Justiça, Trabalho e Emprego, Previdência, Educação e Transportes – coordenados pela Casa Civil. A proposta foi apresentada aos governadores com o objetivo de destacar a necessidade da participação dos estados na coordenação de ações e mobilização intersetorial e da sociedade para reduzir a violência no trânsito.
Confira as taxas dos municípios prioritários:


ClickPB / Foto: Walla Santos