Plantão

Morre Wes Craven, criador de ‘A Hora do Pesadelo’ e ‘Pânico’. LEIA!

O diretor de cinema americano Wes Craven, criador das sagas de terror A Hora do Pesadelo e Pânico, morreu neste domingo aos 76 anos após uma longa batalha contra um câncer cerebral.

Em um comunicado oficial, a família do cineasta informou a vários meios de imprensa especializados que Craven, nascido em Cleveland (Ohio), morreu em sua casa de Los Angeles.

Além de ser o criador de duas das mais bem-sucedidas franquias de terror de todos os tempos, Craven ainda dirigiu longas de sucesso fora do gênero. O mais popular deles, Música do Coração (1999), chegou até a render uma indicação ao Oscar para a atriz Meryl Streep.

Craven se formou em literatura inglesa, psicologia e filosofia e foi professor de humanidades na Universidade de Clarkson, em Potsdam (Nova York) antes de deixar tudo para se dedicar ao cinema, um trabalho no qual começou como editor de som após trabalhar um tempo como taxista.


Seu primeiro filme como diretor e roteirista foi Aniversário Macabro, um filme de terror que estreou em 1972 inspirado na obra de Ingmar Bergman, The Virgin Spring, e o qual teve um “remake” em 2009 produzido pelo próprio Craven. Só voltou a dirigir em 1977, o filme Quadrilha de Sádicos, outra história de terror seguida de Bênção Mortal (1981) e O Monstro do Pântano (1982).

Em 1984, estrearia A Hora do Pesadelo, título com o qual daria começo a uma das sagas de cinema de terror juvenil mais famosas da história. O filme era o relato de Freddy Krueger, personagem encarnado por Robert Englund, que tinha o rosto queimado e navalhas nas mãos, e aparecia nos sonhos dos adolescentes para assassiná-los.

O sucesso do filme o levou a realizar mais quatro e em 2010 a história foi relançada com uma nova versão do filme original, embora Craven não tenha dirigido nenhuma e só se envolveu diretamente no terceiro. Uma década após apresentar o grande sucesso, Craven voltou a acertar o terror juvenil com Pânico, um relato macabro, mas com mais senso de humor, que foi sucesso de bilheteria e seguido por mais três filmes, neste caso dirigidos pelo cineasta.

Quase 20 anos após o lançamento, o primeiro Pânico (com Neve Campbell e Courtney Cox) é ainda hoje um dos filmes de terror com maior arrecadação na história de Holywood. O longa passou da marca dos US$ 100 milhões arrecadados somente nos Estados Unidos. A marca impressionante foi novamente atingida com a sequência, Pânico 2, em 1997.

Craven deixou viúva sua mulher, Iya Labunka, produtora-executiva de Pânico 4 e ex-vice-presidente dos Estúdios Disney.


Efe