Plantão

Jovem conceiçãoense se destaca em palestra sobre Orçamento e Financiamento de política de Assistência Social. LEIA!

A jovem, Mayewe Elyenia Alves dos Santos 26 anos, é uma das representantes da cidade de Conceição no âmbito do conhecimento e intelectualidade. 

Ela é formada em Serviço Social e tem Graduação na área pela Universidade Estadual da Paraíba. No momento, Mayewe cursa Mestrado na UEPB e vem se destacando como palestrante em várias Conferências Municipais no estado da Paraíba.

No seu mestrado, a jovem Mayewe defenderá a Dissertação que analisa orçamento e o financiamento da política de assistência social brasileira, no contexto dos governos do PT, mostrando que essa política pública tem sido resumida ao programa Bolsa Família, este compreendido como o "carro-chefe " da era Lula. 

A jovem traça o diagnóstico dos 13 anos dos programas assistenciais do governo do PT, mostrando os desafios que o país irá ter que passar nos anos vindouros.

Dentro da mesma linha de pensamento, a estudantes mostra também que essa política tem sido essencial ao processo de expansão do capital, sobretudo através do incentivo à economia local, à essencialidade na resposta ao desemprego do país. Segundo a tese dela, essa política, adotada desde a era Lula, ocupa hoje um lugar central no país hoje.


A pesquisa mostra também que a justiça social tão falada do governo Lula e Dilma se resume ao programa bolsa família, o que significa que de justiça social não tem nada, conforme defende a jovem estudante.

Mayewe, que é filha de família de classe média da cidade de Conceição, desde a infância, buscou na educação a sua independência financeira. Porém, seu maior triunfo seria, justamente, o conhecimento, o qual adquiriu ao longo de sua jornada. Hoje é vem se destacando como palestrante, que usa sua tese de mestrado para ajudar a compreender a situação da política atual e dessa forma propor estratégias de mudanças e de melhorias. Recentemente, ela foi palestrante nas Conferências municipais das cidades de Cajazeiras e Picuí, interior do Estado da Paraíba.

Na sua cidade natal(Conceição), a jovem atual como Assistente Social concursada. Já em Cajazeiras, ela é professora do curso de Serviço Social da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Cajazeiras(Fafic).

Conforme dito no início, além de ser orgulho para a sua famílias, Mayewe, representa e representa bem a cidade de Conceição na área do conhecimento e intelectualidade.


Por Gilberto Angelo