Plantão

Parque do Jacaré inicia obras de reurbanização após remoção dos bares. LEIA!

O espetáculo não pode parar. E não vai! Foi o que garantiu a Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC), através do secretário de Turismo, Omar Gama, que concedeu uma coletiva à imprensa para apresentar o projeto do novo Parque Turístico do Jacaré nesta sexta-feira (03), no auditório da Empresa Paraibana de Turismo (PBtur), em João Pessoa. A explanação contou, ainda, com intervenções da presidente da PBtur, Ruth Avelino.
O projeto ilustrativo apresentado demonstrou que o novo Parque do Jacaré contará com mercado de artesanato com 40 boxes; praça de alimentação com 15 estabelecimentos; área de serviços (bancos, correios, informações turísticas, policiamento, dentre outros) com mais 12 boxes; além do espaço para 4 grandes restaurantes que ficarão situados em bases elevadas, possibilitando a ampla visibilidade do espetáculo realizado no rio.
A área também contemplará a valorização dos espaços verdes já existentes, locais para passeios públicos, praças e, principalmente, uma área maior para o público contemplar o Pôr do Sol.
O secretário de Turismo de Cabedelo aproveitou o espaço para explicar o motivo de a Prefeitura não ter iniciado as ações antes do prazo que o Ministério Público Federal (MPF) determinou para a desocupação dos estabelecimentos comerciais que estavam situados irregularmente em área pertencente ao patrimônio da União.
"Tínhamos que respeitar o prazo dado pela justiça para a retirada dos comerciantes e não podíamos nos antecipar a fazer um processo de licitação antes desse prazo, porque senão seria passivo de anulação. O processo não era entre a Prefeitura e o MPF, ou entre a Prefeitura e os comerciantes. A Prefeitura era apenas coadjuvante. Com todas as intervenções, em diversos momentos, foram conseguidos adiamentos para a liberação da área federal e, depois que o último prazo foi determinado, a Prefeitura não poderia, em hipótese alguma, antecipar quaisquer ações antes do prazo final, 30 de junho, ser cumprido. Por respeito à justiça, a gestão municipal se manteve trabalhando nos projetos, mas sem avançar nada, aguardando que chegasse o momento ideal para que isso acontecesse. Que é a partir de agora", disse.
A PMC garantiu que espetáculo do Pôr do Sol ao som do Bolero de Ravel, um dos principais atrativos do Jacaré, continua. Omar também explicou à imprensa presente as intervenções que serão feitas a partir de agora na área para adequação do novo projeto urbanístico do Parque.
"Durante a execução das intervenções a movimentação nos demais estabelecimentos, os artesãos e, principalmente, o espetáculo ao som do Bolero de Ravel, continuarão. Nos dois últimos dias, o espetáculo foi realizado sem sonorização, pois o Jurandy tem sido um grande parceiro, amante do seu trabalho e um profissional dedicado que continua fazendo suas belíssimas apresentações. 
Na próxima semana, o prefeito Leto Viana, juntamente com uma equipe de secretários municipais, irá para uma audiência no Ministério do Turismo para buscar a agilização desses prazos, fechar os editais licitatórios e, assim, anunciar a previsão para conclusão das obras. Já começamos a colocar iluminação nas áreas que estavam escuras e no píer que está sendo provisoriamente utilizado pelo artista Jurandy do Sax. 
Estamos também otimizando a sonorização do espetáculo, que era dentro dos estabelecimentos e já está sendo instalado para o passeio público, e ainda a realização da poda das árvores. A Prefeitura já está liberando R$ 200 mil para, logo após a remoção dos escombros, começar a urbanização da área com a reconstrução da calçadinha e a construção do parapeito e alambrado, além da iluminação dos setores onde estão, atualmente, os restaurantes”, destacou.
Omar também fez questão de ressaltar a parceria com os Governo Estadual, através da PBtur, Cagepa e Departamento de Estradas de Rodagem (DER), e Federal na execução do projeto. “A Cagepa fará o esgotamento sanitário do Parque; o DER, a duplicação do acesso à Praia do Jacaré; e a PBTur está nos dando todo o apoio no processo de reurbanização, além do trabalho constante de divulgação do nosso maior produto turístico. 
O Governo Federal, por sua vez, já sinalizou através do Ministério do Turismo a liberação de recursos na ordem de R$ 1,6 milhão, que serão destinados para o mercado de artesanato e para parte das obras de urbanização do parque. Tudo está sendo realizado de uma maneira muito profissional entre os três governos".
Para Ruth Avelino, a luta da PMC para a manutenção do Jacaré enquanto importante ponto turístico, bem como a sua valorização, é constante e legítima
"Eu acompanho de perto esse engajamento da gestão atual, sei que é forte e intensa. Ratifico que eles não foram omissos, em momento algum, pelo contrário, lutam, com sacrifício, para que as coisas avancem, não só com o Pôr do Sol em Jacaré, mas também com os outros atrativos turísticos da cidade. Há cerca de um ano que venho me reunindo com o secretário Omar Gama e tratando sobre toda essa questão do Jacaré. 
Fizemos reuniões com o artista Jurandy, com os comerciantes, barraqueiros, donos de catamarãs, artesãos e eles não pararam em momento nenhum. É claro que, até a conclusão de todo processo, a retirada dos restaurantes não será tão boa e teremos algum prejuízo, mas o espetáculo não vai acabar. O ritual vai continuar, custe o que custar. 
E é bom que se diga que, a partir de agora, teremos um Pôr do Sol 'mais democrático', quando a Prefeitura já inicia as intervenções nos espaços públicos. Pois, com todo respeito que tenho aos donos de bares e restaurantes, antes o turista tinha que pagar uma taxa para ter acesso ao espetáculo, e agora será gratuito", afirmou.
Projeto ambicioso- Com o novo Parque Turístico do Jacaré, a expectativa é que o local ganhe um significado mais amplo enquanto atrativo turístico, possibilitando a realização de atividades mais sustentáveis. "O Parque do Jacaré, sem sobra de dúvida, é o maior produto turístico do Estado da Paraíba. 
Ele é muito mais que somente 4 restaurantes e o Pôr do Sol, e contempla toda população local. Por isso, a Prefeitura tem interesse de manter aquele espaço como um centro de eventos, e vai aproveitar esse momento de mudança para fazer uma grandiosa intervenção, inclusive, possibilitando que o parque, que até hoje era subutilizado, seja melhor ainda aproveitado, principalmente nos horários onde nada funcionava", afirmou Omar Gama.Presenças – Estavam presentes à coletiva de imprensa o procurador do Município de Cabedelo, Antônio do Vale; e os secretários municipais Walber Farias (Meio Ambiente), Adalberto Magno (Planejamento, Uso e Ocupação do Solo), Rodrigo Martinez (Habitação e Diretor de Projetos Urbanísticos), e Fabrício Magno (Comunicação). Além deles, marcaram presença, ainda, o secretário de Estado de Turismo e Desenvolvimento Econômico da Paraíba, Laplace Guedes; o presidente da Cagepa, Marcus Vinicius Neves; o superintendente da Sudema, João Vicente Machado; e o artista Jurandy do Sax.

WSCOM