Plantão

Mulher é diagnosticada com Guillain-Barré na Paraíba. LEIA!

Mulher é diagnosticada com Guillain-Barré em Campina Grande
Uma cozinheira de 41 anos foi diagnosticada nesta quarta-feira (22) em Campina Grande com a síndrome de Guillain-Barré, uma síndrome autoimune que pode causar paralisia em músculos e membros do paciente. 
A mulher teve zica no início do mês. De acordo com a irmã da paciente, Joseane Silva Freitas, que acompanhou todo o processo de internação, a paciente começou a se preocupar quando sentiu seus braços e pernas paralisados. 
Ao todo, foram cinco dias de internação. Agora, a paciente se recupera em casa.
"Ela começou com uma dormência nas mãos e nos pés e dores fortes na cabeça. Na quinta-feira, ela começou com uma piora, a dormência estava aumentando e a perna estava paralisando. Ela agora está em casa, o médico encaminhou para ela ir ao neurologista e para o fisioterapeuta, que tem que fazer para melhorar a coordenação motora", contou Joseane Freitas, irmã da cozinheira.

O neurologista Bruno de Farias explica quais são os sintomas da síndrome. "Geralmente ela inicia em membros inferiores, pode acometer também membros superiores, a musculatura da face, causa também 'dispnéia' [dificuldade para respirar] porque acomete a musculatura respiratória. 
Após o tratamento e a alta, a gente encaminha o paciente para a fisioterapia, ela precisa fazer fisioterapia motora, pode ser necessário fisioterapia respiratória, as vezes quando o paciente tem 'disfagia' [dificuldade para engolir] a gente encaminha para a fonoaudiologia. É um trabalho de reabilitação que pode ser demorado, mas o paciente pode recuperar bem todas as funções", explicou Bruno de Farias. 
Seis casos da síndrome de Guillain-Barré (SGB) foram registrados somente em 2015 na Paraíba. Conforme levantamento da Secretaria de Estado da Saúde (SES) feito no Sistema de Informação Hospitalar (SIH) e Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), dos seis casos confirmados da síndrome considerada rara, dois resultaram na morte dos pacientes. O seis casos ocorreram apenas no cinco primeiros meses deste ano, enquanto em todo ano de 2014 foram registrados nove casos.

G1 PB