Plantão

Mais de cinco mil alunos da Rede Municipal recebem tratamento contra verminoses. LEIA!

Mais de cinco mil alunos da Rede Municipal recebem tratamento contra verminoses
Simples hábitos de higiene como lavar as mãos com água e sabão, cortar as unhas e beber água filtrada são muito importante para prevenir doenças como as verminoses, causadas por vermes parasitas que se instalam no organismo. 
Pessoas de qualquer idade podem ter a doença, porém é mais comum em crianças.
Por este motivo, a Secretaria (SMS) de Saúde de João Pessoa desenvolve um trabalho de prevenção às verminoses nas Unidades de Saúde da Família (USF), nos Centros de Referência de Educação Infantil (Creis) e escolas da rede municipal, por meio de orientação sobre bons hábitos de higiene pessoal e a distribuição de vitaminas.

“As verminoses levam também a outras doenças como a anemia, por exemplo. Por isso, uma das formas de combatermos é por meio do NutriSus, que consiste na distribuição de vitaminas de suplementação alimentar oferecidas para as crianças dos Creis em uma de suas refeições diárias”, explicou Ana Izabel, técnica da área de Saúde da Criança da SMS.
De acordo com a técnica de Saúde da Criança, o trabalho de prevenção às verminoses é constante nas USFs do município. “Na Atenção Básica há um acompanhamento da criança e a orientação aos pais sobre os cuidados com a higiene dos seus filhos, além da parte medicamentosa, quando necessário”, afirmou.
Campanha – Além dos cuidados rotineiros, a SMS promove anualmente a campanha contra Hanseníase e Geohelmintíases (verminoses), que tem o objetivo de identificar casos suspeitos de hanseníase e reduzir a carga parasitária de geo-helmintos entre os estudantes das escolas municipais, por meio de tratamento coletivo com o medicamento albendazol.
No ano passado 5.793 estudantes foram tratados para verminoses dentro campanha.  “A população alvo são os escolares na faixa etária de cinco até 14 anos, que estudam em escolas municipais localizadas no território do Distrito Sanitário II de João Pessoa e que trabalham em parceria com o Programa Saúde na Escola”, explicou Séfora Andrade, técnica da área de Tuberculose e Hanseníase da SMS.  
A doença – As verminoses são doenças causadas por vermes parasitas que se instalam no organismo. Causadas especialmente pela falta de saneamento básico e hábitos de higiene, os vermes geralmente se alojam nos intestinos, mas podem abrigar-se também em órgãos, como o fígado, pulmões e cérebro. A lombriga e o amarelão são os tipos mais conhecidos.
As principais formas de contágio das verminoses são: ingerir água ou alimentos contaminados; comer frutas, verduras ou legumes crus e mal lavados; andar descalço em locais contaminados com fezes. Os principais sintomas das verminoses são dores abdominais, náuseas, vômitos, diarreia, falta de apetite, perda de peso, anemia, problemas respiratórios.
O diagnóstico é feito por meio de exames laboratoriais, como o de fezes e de sangue. O tratamento deve ser feito com vermífugos específicos. Pequenos cuidados como lavar as mãos com água e sabão, cortar as unhas, andar sempre calçado, utilizar o banheiro para fazer suas necessidades, beber água filtrada ou fervida, lavar bem os alimentos antes de comê-los colaboram bastante no combate das verminoses.

Assessoria