Plantão

Vírus Gazon envia links por SMS para infectar aparelhos Android. LEIA!

A empresa de segurança AdaptiveMobile publicou um alerta sobre um vírus batizado de Gazon e criado para infectar aparelhos com o sistema operacional Android. 
A praga varre a lista de contatos do aparelho e envia um torpedo SMS com um link para baixar e instalar o app malicioso, que se disfarça de um cartão-presente da loja Amazon no valor de US$ 200 (cerca de R$ 570). O link usado pela praga já foi desativado.
De acordo com a empresa, usuários em 30 países teriam clicado no link malicioso e pelo menos 4 mil aparelhos estariam infectados nos Estados Unidos. A empresa investigou o criador do link e encontrou evidências de que essa não seria a primeira onda de ataques ou de mensagens falsas divulgadas pela mesma pessoa ou grupo.
O aplicativo também foi divulgado em redes sociais, de acordo com a AdaptiveMobile. O objetivo do aplicativo é faturar com cliques dos internautas em links promocionais publicitários.

No momento em que o app foi encontrado, nenhum dos programas antivírus presentes no site VirusTotal.com era capaz de identificar o programa como uma praga digital. O programa não estava na loja de aplicativos Google Play.
Para remover a praga, basta desinstalar o aplicativo usando o próprio recurso de desinstalação do Android.
G1.