Plantão

Um em cada cinco paraibanos tem hipertensão arterial, aponta IBGE. LEIA!

Mais de 20% dos paraibanos com mais de 18 anos já foram diagnosticados com hipertensão arterial. O dado é da Pesquisa Nacional de Saúde 2013 (PNS), divulgada nesta quarta-feira (10) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O grau de confiança do levantamento é de 95%.
Segundo a pesquisa, 21,6% dos paraibanos tiveram a doença e, desses, 14,6% tiveram que ser internados por causa da hipertensão ou de alguma complicação. Além disso, 7,4% possuem grau intenso ou muito intenso de limitações nas atividades habituais devido ao problema de saúde ou de alguma complicação resultante dele.
Dos hipertensos, 39,4% realizaram a última consulta em unidade básica de saúde e 34,8% obtiveram pelo menos um medicamento para hipertensão no programa farmácia popular. O levantamento ainda mostra que 59,4% do diagnosticados com a doença receberam assistência médica para hipertensão nos 12 meses anteriores à pesquisa.
Outras doenças crônicas

O IBGE ainda pesquisou outras doenças crônicas. Na Paraíba, 16,9% tiveram problemas crônicos na coluna, 12,3% foram diagnosticadas com colesterol alto e 6,9% tiveram artrite ou reumatismo identificados por um médico. Ainda assim, 59,2% da população avalia sua própria saúde como boa ou muito boa.

Em relação à diabetes, 4,5% dos paraibanos foram diagnosticados com o problema. Porém, 9,9% nunca fizeram exame de sangue para medir a glicemia.
A depressão foi identificada em 4,8% dos paraibanos, doenças do coração atingiram 3,1% e asma foi diagnosticada em 2,8%. A pesquisa ainda mostra dados de acidente vascular cerebral (AVC), com 1,8%, de Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho (DORT), com 1,4%, insuficiência renal crônica, com 1,1%, câncer, com 0,9%.
G1PB.