Plantão

RC participa da formação de 523 policiais civis e anuncia convocação. LEIA!

O governador Ricardo Coutinho participou na noite dessa sexta-feira (5), no Centro de Convenções de João Pessoa, da solenidade de formatura dos 523 novos policiais civis da Paraíba que estão aptos a exercer a função. Em seu discurso, Ricardo anunciou que irá se reunir com as categorias para montar um calendário para convocação de todos os formandos, de forma progressiva, de acordo com a capacidade do Estado.

Ricardo Coutinho reconheceu as necessidades de reforçar os quadros da Polícia Civil como vem fazendo com a convocação de 424 policiais aprovados neste concurso, e que continuará convocando por etapa e de forma a manter a capacidade do Estado de pagar suas contas e honrar todos os compromissos. “Me dêem essa condição e essa credibilidade porque, graças a Deus, honro a minha palavra. Primeiro porque é necessário reforçar o quadro da Polícia Civil e segundo porque é um direito de vocês que lutaram muito para chegar até aqui”, destacou.

Durante a cerimônia, o governador, o secretário de Segurança do Estado, Claudio Lima, o delegado geral da Polícia Civil, Carlos Alberto e o deputado estadual João Gonçalves fizeram a entrega simbólica dos certificados de conclusão aos novos delegados (31), agentes de investigação (249), peritos criminais (27), odonto-legais (7), médico-legais (3), peritos químico-legais (5), papiloscopista (5) e técnicos em perícia (8).
Ao final do discurso, Ricardo Coutinho convocou os novos policiais a se engajarem no trabalho em defesa da sociedade e na prestação de serviço de qualidade. Ele acrescentou que eles entram numa polícia onde a lei que vale é a do mérito. “Chegou a hora de somar forças, buscar uma cultura de paz na luta contra o crime. Nesta oportunidade quero compartilhar com vocês os grandes desafios que estão sendo vencidos com a diminuição dos homicídios e alguns crimes, mas o avanço precisa ser com dados numa velocidade maior, como a sociedade espera”, completou.

O secretário da Segurança e da Defesa Social, Cláudio Lima, parabenizou os formandos e destacou o empenho deles para a conquista da vaga num curso de quatro meses e uma carga horária de 850 horas aula. “Todos aqui enfrentaram um ciclo, batalharam muito para conquistar este lugar e esperamos que cada um cumpra o seu papel de servir à sociedade, num trabalho sério e com base na integração”, afirmou.

O diretor da Academia de Polícia da Polícia (Acadepol), Pedro Severiano, afirmou que os profissionais estão preparados para atuar na área da segurança pública, pois passaram por uma formação moderna com referencial teórico-metodológico a matriz curricular nacional. “Utilizamos a estrutura da Acadepol, uma das mais modernas do país, com docentes altamente qualificados na área da segurança e armas modernas e com a concessão de bolsa para os formandos poderem concluir seus estudos”, afirmou o delegado.

Para o formando Carlos Oton Mendes, 1° colocado do curso, o curso preparatório foi muito abrangente e criterioso, possibilitando que hoje esses policiais civis estejam preparados para investigar e combater o crime. O policial civil lembrou que o concurso foi realizado em 2009 e até então foram anos de luta e perseverança para chegar até o momento da formatura.

“Aqui não são apenas 523 formandos, mas 523 histórias de vida, sonhos de homens e mulheres que querem qualificar a Polícia Civil e fazer diferente. Agradecemos ao apoio do governador do Estado, Ricardo Coutinho, ao secretário de Segurança, Claudio Lima, ao diretor da Acadepol, Pedro Severiano e a cada um dos instrutores que nos ajudaram a superar todos os obstáculos”.


Secom-PB