Plantão

Paraíba recebe da Funasa veículo que trata água de manancial poluído. LEIA!

Um veículo que transforma água poluída em potável foi entregue pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa) chegou à sede do órgão na Paraíba na quinta-feira (11). A Unidade Móvel de Tratamento de Água (UMTA) é capaz de tratar mais de 12 mil litros de água por hora para períodos de desastres climáticos. O carro deve começar a funcionar em janeiro, de acordo coma Funasa. Além da Paraíba, Alagoas, Pernambuco, Bahia, Amazonas, Mato Grosso e Paraná também foram contemplados com a UMTA. 
O equipamento deve ser utilizado para amenizar os efeitos da estiagem no Sertão paraibano. O analista de infraestrutura e coordenador de ações estratégicas do departamento de saúde ambiental da Funasa, Jamaci Nascimento, comentou que a água despoluída evita a proliferação de doenças. A UMTA vai trabalhar em companhia do Laboratório Móvel de Controle de Qualidade da Água, que analisará o nível de turbidez e a patogenicidade da água, para identificar se o produto foi realmente tratado e está adequado para o consumo.
“Primeiro será feita a análise da água para avaliarmos a sua qualidade. Depois, a água poluída passará pela UMTA e novamente será avaliada no Laboratório Móvel de Controle de Qualidade da Água para ter a certeza que de que ela está liberada para população”, comentou.
A superintendente da Funasa na Paraíba, Ana Cláudia Nóbrega Vital do Rêgo, explicou que será preciso capacitar os profissionais para utilizar o UMTA. “Vamos buscar possíveis parcerias, capacitando servidores da Funasa e de outras entidades, como Defesa Civil, Bombeiros e Exército Brasileiro, para muito em breve usar a UMTA, que é composta por cinco tanques”, adiantou.
A ideia de Ana Cláudia Vital é realizar uma parceria com o exército para atender a maior parte das localidades do interior da Paraíba. O exército já faz um trabalho de combate aos efeitos da seca por meio dos carros-pipa.
G1 PARAÍBA