Plantão

Empresa americana admite ter subornado FAB e gabinete do ex-governador de Roraima. LEIA!

Uma empresa americana especializada em manutenção de motores aéreos sediada no Texas, Estados Unidos, admitiu à Justiça americana ter pagado propina a funcionários da Força Aérea Brasileira (FAB) e ao gabinete do ex-governador de Roraima, José Anchieta (PSDB), entre 2008 e 2012. Além ter corrompido brasileiros, a Dallas Airmotive também admitiu ter subornado a Força Aérea peruana e o gabinete do governador de San Juan, na Argentina.
Segundo o Departamento de Justiça americano, a empresa pagou R$ 14 milhões de multa por não cumprir a lei que pune empresas que pagam propina no exterior. O anúncio foi feito por Leslie R. Caldwell e Diego Rodriguez, integrantes respectivamente do Departamento de Justiça americano e da divisão do FBI de Dallas.
Segundo o comunicado do Departamento de Justiça americano, a Dallas Airmotive, com sede no Brasil em Belo Horizonte, utilizou vários métodos para corromper as autoridades, incluindo acordos com empresas de fachada, pagamento de presentes e férias remuneradas a funcionários públicos.
Segundo o G1, o governador José Anchiete disse não se lembrar do caso.
— Não vou declarar nada, porque vou me inteirar da notícia primeiro. Eu vou não me declarar enquanto eu não apurar isso direito. Eu não tenho conhecimento, não me lembro. Vou apurar isso aí. Vou me inteirar disso e só me pronuncio depois — disse ele.
Já a FAB ainda não se pronunciou sobre o caso.
Agência O Globo