Plantão

Apatia e comportamentos compulsivos podem ser sinais de demência. LEIA!

Veja como identificar o problema no idoso além da perda de memória recente.
Um dos problemas inevitáveis do envelhecimento é a perda de memória - em particular, daquela que chamamos "memória para fatos recentes". E quando isso vira um problema? Normalmente, quando começa a afetar o dia a dia, tem um impacto significativo na vida da pessoa, é reconhecido pelos familiares como "estranho" e parece piorar lentamente. Aí está o problema e isso pode ser um sinal de demência. Mas demência pode ser muito mais difícil de diagnosticar e existem outros sintomas que, ao iniciarem pela primeira vez, após os 65 anos de idade, podem levantar suspeita. Logo, muito além do fato de esquecer coisas, devemos ficar atentos para:
Perda de sarcasmo: o indivíduo não percebe mais nuances de linguagem, como ironias implícitas em algumas frases.
Quedas: alteração de equilíbrio que não é justificada por perda visual, déficit de força muscular ou falta de coordenação pode ser indicativo de doença neurodegenerativa. 

Perda de senso para normas sociais: isso pode ser bastante constrangedor. A pessoa pode ter uma desinibição sexual ou confundir o local ao ir ao banheiro. 

Apatia: a falta de iniciativa e motivação para realizar tarefas, ocorrendo pela primeira vez em um idoso, pode ser a ponta do iceberg de um quadro depressivo ou um sinal de alarme para demência. 

Comer objetos: na demência, não é incomum que os pacientes retomem a alguns comportamentos infantis como orolalia, ou seja, necessidade de levar tudo à boca e muitas vezes um desejo de comer objetos. 

Perda da empatia: o indivíduo se isola, torna-se antissocial e evita situações onde deverá se expor. Permanece ranzinza a maior parte do tempo. 

Comportamentos compulsivos e ritualísticos: as alterações de comportamento como mania por comer apenas um tipo de comida, mania de acumular ou empilhar coisas, podem sugerir demência quando ocorrem pela primeira vez em uma pessoa idosa. 

Assim, demência deve ser aventada sempre que uma pessoa idosa começa a se esquecer sas coisas e isso interfere no seu dia a dia. Além disto, outros sintomas mais sutis, quando ocorrerem pela primeira vez em um idoso - ou seja, a pessoa nunca tinha manifestado esse comportado até chegar à terceira idade -, também merecem especial atenção, ainda que não sejam nada. Entre eles, relembramos os seguintes: perda de sarcasmo, quedas, perda de senso para normas sociais, apatia, comer objetos, perda da empatia e comportamentos compulsivos e ritualísticos.
Minha Vida