Plantão

5 alimentos que se você soubesse como é feito não comeria. LEIA!

Uma coisa que muita gente não tem conhecimento é a forma de fabricação de alguns alimentos, mas será que se você soubesse como são feitos alguns alimentos, você continuaria comendo? Veja 5 alimentos que talvez você não sabe como e do que são feitos:

Aspartame
aspartame
Aspartame, mais comumente conhecido como Nutrasweet ou Equal, é uma das substâncias mais tóxicas consumidas hoje em dia. O adoçante artificial, atualmente utilizado em mais de 4.000 produtos em todo o mundo, tem um passado sórdido e tem sido um dos aditivos alimentares mais testados e debatidos na história da FDA (Agencia de Drogas e Alimentos dos EUA). O adoçante utilizado para substituir o açúcar, é gerado a partir da bactéria E. Coli, que excreta o líquido adocicado. Ou seja, aspartame é fezes de bactéria!

Kanikama
kami
Este é um nome genérico de um produto fabricado a partir de surimi, uma pasta de peixe branco que contém aromatizantes e corantes para simular o gosto e sabor do caranguejo. Para preparar a mistura geralmente são utilizados os peixes cavala, bacalhau e/ou pescada. A mistura é lavada várias vezes e, em seguida, passada através de uma máquina que aquece e esfria a mistura. Após o processo durar aproximadamente 40 minutos, a substância vira um gel que é adicionada a amido, aromatizantes, clara de ovo, sal, açúcar, conservantes, corantes, e uma longa lista de ingredientes. O produto é então montados em blocos e congelado.

Patê
pate
Tem muita gente que não vive sem ele apesar de nem imaginar de como é feito. O patê é elaborado com o descarte de vísceras e de carne de diferentes animais, como vacas, porcos e patos. Para conseguir a textura, o sabor e a consistência que conhecemos, agregam farinhas, temperos, leite, conservantes e outros vários aditivos. Ainda que em geral predomina o sabor de fígado. O patê mais famoso e caro é aquele feito com o fígado de pato chamado Foie Gras.

Chouriço
Chouriço
Também conhecida como morcilha ou morcela dependendo da região do país, é um embutido feito com sangue de porco coagulado. Primeiro, lavam-se as tripas do porco com sabão e limão repetidas vezes, até deixá-las sem cheiro. O recheio é preparado colocando-se em um panela o sangue fresco do animal condimentado com alho, cebola, açúcar, sal e orégano. Depois de fervido, dá se um nó na extremidade da tripa que é recheada com os ingredientes citados anteriormente com um funil. Outro nó na tripa e ferve-se novamente durante trinta minutos. Se ao mastigar notarmos algo duro na boca, como uma cartilagem, é porque em muitos casos acrescentam triturados de cabeça e miúdos na panela.

Gelatinas
gelatina
É um alimento livre de colesterol, não possui conservantes ou aditivos. Os médicos geralmente recomendam para prevenir a osteoporose e artrose. Além disso, enrijece o corpo favorecendo o colágeno, fortalece as unhas, combate a queda de cabelo e reduz o apetite. 

Mas como ela é feita? A gelatina consiste de uma proteína derivada de 90% de colágeno que provém dos cortes de pele crua e das cabeças de bovinos. O produto é extraído da raspagem do couro fresco e dos ossos, que são desengordurados e esmagados após 24 horas do abate.

Depois de lavar várias vezes os couros com ácidos, o produto extraído é exposto a uma solução de cal durante 5 a 10 semanas. A substância gerada é esquentada a 145 graus e então é resfriada rapidamente para solidificar-se, então já poderá ser consumida, saborizada ou transformada em diversos doces. 

R7