Plantão

SERTÃO DA PARAÍBA: Comarca de Conceição promove Semana Nacional da Conciliação. LEIA!

Fórum da cidade de Conceição na manhã desta segunda-feira(24), teve inicio a Semana Nacional da Conciliação”, promovida pelo Conselho Nacional de Justiça. O evento, que se estenderá entre os dias 24 e 28 de novembro, foi aberto, por volta das 11h e será coordenado pelos juízes Fábio Leandro e Antonio Carneiro Diretor e Diretor Adjunto, respectivamente, do Núcleo de Conciliação e pela Procuradora Federal, Andréia Graziela Lacerda de Andrade. Denominada de “esforço concentrado” pelo juiz da Comarca de Conceição, Antonio Eugênio, a ‘Semana da Conciliação’ tem como objetivo promover a pacificação social, o respeito entre as partes e a celeridade na justiça. 
Vários advogados estiveram presentes na abertura, que contou com um grande número de pessoas, que pleiteiam acordos, através da justiça. Durante toda a semana serão realizadas audiências de conciliação, onde as partes terão a oportunidade de resolverem, de forma definitiva, as pendências judiciais, em tela. Como isso, os problemas poderão ser resolvidos sem vencedores ou vencidos e todos acabarão ganhando paz, tempo e dinheiro. Em contrapartida, a justiça acelera a resolução, pacificamente, dos processos acumulados.
Na primeira fase, que irá até a quarta-feira, as pessoas com processos em curso passarão pelos peritos do INSS, que farão todos os procedimentos de praxe. Em seguida, as partes sentarão, na tentativa amigável de se conciliarem e colocarem fim na causa existente, de forma rápida e satisfatória para ambos os lados.

Tipo de conflitos resolvidos, durante a Semana de Conciliação:

Dispensa com ex-marido ou ex-mulher(Pensão alimentícia, guarda dos filhos, divórcios, entre outras)
Partilha de bens
Dívidas em bancos
Situação de discriminação ou violência
Causas trabalhistas
Problemas de questões entre vizinhos, etc.

Logo após a celebração das conciliações, as partes terão suas decisões homologadas pela justiça, através do juiz da Comarca, Antonio Eugênio, o qual foi muito elogiado, na abertura, pelo seu dinamismo e comprometimento com os trabalhos da justiça. Segundo o juiz Antonio Carneiro, coordenador da Semana de Conciliação, em seu pronunciamento, o juiz antonio Eugênio representa bem a nova política de dinamismo, que a justiça vem implantando no País, pela sua aproximação com a população.

Todos os serventuários da justiça local estão mobilizados para fornecerem informações e orientações às partes, envolvidas em processos de conciliação.

Gilberto Angelo do Vale do Piancó Notícias