Plantão

PIB da Paraíba cresce 4% e fecha 2012 em R$ 38,731 bilhões, diz Ideme. LEIA!

A Paraíba fechou o ano de 2012 com um Produto Interno Bruto (PIB) de R$ 38,731 bilhões, segundo foi divulgado nesta sexta-feira (14) pelo Instituto de Desenvolvimento Municipal e Estadual da Paraíba (Ideme). De acordo com o órgão, houve um crescimento de 4% em relação ao ano anterior, superando a média nacional, que foi de 1%. Apesar do aumento no PIB, a Paraíba se manteve na 19º posição no ranking nacional e na 6ª posição no regional.
Segundo o superintendente do Ideme, Mauro Nunes, o bom desempenho econômico do estado se deve, principalmente, ao crescimento das atividades do setor de Serviços (4%). Dentre as atividades desse setor, as que mais colaboraram para o resultado favorável foi o Comércio, que obteve o segundo maior crescimento: 10,6%; e as atividades relacionadas ao Transporte que cresceram 9%.

Já a atividade Administração, saúde e educação públicas – APU, apesar de ter, tradicionalmente, o maior peso para a economia paraibana (31,8%), registrou uma perda de participação neste ano, mesmo tendo crescido 1,2%.

Além do setor de Serviços, o setor Industrial também registrou um crescimento de 8,6%, impulsionado, especialmente, pela construção civil, que cresceu 16,8%. Já o setor Agropecuário não contribuiu positivamente para o PIB de 2012, pois apresentou uma queda de 26%, devido ao grande período de estiagem registrado na região Nordeste do país.

Com esses resultados, a composição percentual do valor adicionado pela economia paraibana passou a ser: Agropecuária 3,6%, Indústria 22,8% e os Serviços 73,7%.

G1PB.