Plantão

Médico plantonista do Samu é preso após negar ambulância no Sertão. LEIA!

Médico plantonista do Samu é preso após negar ambulância no Sertão
Um médico plantonista do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) recebeu voz de prisão da Polícia Militar na noite desta sexta-feira (07) após negar o envio de uma ambulância para prestar socorro a uma mulher na cidade de Patos, Sertão do estado. A mulher acabou não resistindo e veio a óbito.
A senhora Maria do Socorro Paulo de Figueiredo, de 67 anos, passou mal devido a problemas cardíacos no Bairro Matadouro. Com a situação, os familiares ligaram para o telefone de emergência do Samu, porém o médico plantonista recusou o envio de uma equipe ao local. Com a negativa do médico, os familiares ligaram para a Polícia Militar em busca de ajuda. A polícia, então, acionou o Samu, porém com nova negativa.
Uma equipe da Polícia Militar se dirigiu até o Bairro Matadouro e continuou acionando o Samu em busca de socorro, mas permaneceu sem o serviço de urgência. A PM resolveu então solicitar o apoio do 4º Batalhão de Bombeiros Militares, que compareceu ao local, mas já era tarde e a mulher já estava morta.
Com a recusa de socorro por parte do Samu, o Coordenador de Polícia da Unidade (CPU), Tenente Cascudo, se deslocou até a sede do serviço em Patos e deu voz de prisão ao médico plantonista-regulador. O médico foi encaminhado a Delegacia de Polícia Civil (DPC) pela guarnição e o fato vai ser apurado. O Tenente Cascudo afirmou em entrevista que "O Sargento M. Alves, que estava no COPOM, ligou para o médico, ligou para o SAMU, o médico disse 'não mando e nem vou mandar a viatura'. Eu fui até o SAMU e dei voz de prisão ao médico por omissão de socorro".
O coordenador local do Samu, Anderson Sóstenes, informou que o médico foi afastado do cargo até que o caso seja apurado. Anderson ainda afirmou que será aberta uma investigação e que o Conselho Regional de Medicina da Paraíba será acionado para acompanhar o caso.

Patos Online