Plantão

Marcos Cavalcanti é eleito presidente do TJPB; veja como fica a Mesa Diretora. LEIA!

Presidente elegeu venceu as eleições com apenas dois votos de diferença para o desembargador Márcio Murilo da Cunha Ramos, segundo colocado.
A Corte máxima do Poder Judiciário paraibano já tem um novo comandante para o biênio 2015/2016. O colegiado de 19 desembargadores do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) elegeu os membros que irão compor a Mesa Diretora a partir do dia 2 de fevereiro de 2015. A eleição ocorreu por meio de eleição direta, entre a tarde e início da noite desta quarta-feira (12), na Sala de Sessões ‘Desembargador Manoel da Fonseca Xavier de Andrade’, na sede do TJPB, em João Pessoa.
A eleição para a Mesa Diretora ocorreu em quatro escrutínios, no formato de votação direta, obedecendo aos critérios de antiguidade e elegibilidade. O desembargador Marcos Cavalcanti foi eleito presidente do TJPB. Ele obteve 10 votos contra oito do também desembargador e atual corregedor-geral de justiça, Márcio Murilo da Cunha Ramos. Um voto nulo foi registrado.
A lista tríplice para a disputa também incluiu o nome do desembargador Joás de Brito Pereira Filho, que assumiu a vaga de Saulo Benevides, impedido por já ocupar a presidência do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
Após a proclamação do resultado, o futuro gestor da Corte paraibana falou sobre as metas para sua administração. “A primeira delas é a priorização do 1º grau, para que a Justiça seja rápida, célere. A segunda, será concurso para juiz de Direito, pois temos 65 vagas, aproximadamente, e para servidores do poder Judiciário. Também vamos investir muito na implementação do Processo Judicial Eletrônico (PJE), que vem dar celeridade à Justiça, entre outras voltadas para aperfeiçoamento de servidores e juízes”, disse.
O desembargador Márcio Murilo parabenizou Marcos Cavalcanti pela vitória. “Infelizmente houve uma quebra na tradição [de não indicar o mais antigo de forma direta ao cargo], mas quero desejar sucesso ao novo presidente, pode ter certeza de que ele terá o meu apoio em sua gestão à frente do Tribunal de Justiça”, disse.
A atual presidente do TJPB, desembargadora Maria de Fátima Bezerra Cavalcanti, parabenizou os candidatos pelo posicionamento na disputa. “Não esperava outra postura. Os senhores honram o nome desta egrégia Corte”, afirmou.
Novo vice-presidente
Em seguida, o processo eleitoral para escolha da nova Mesa Diretora do TJPB teve sequência com a escolha do novo vice-presidente. Os desembargadores Márcio Murilo e Joás de Brito Pereira, candidatos naturais ao cargo declinaram da disputa. Outros sete membros aptos, dentro dos critérios de antiguidade e elegibilidade, também não quiseram concorrer.

O vice-presidente eleito foi o desembargador José Ricardo Porto. Ele venceu o magistrado João Benedito da Silva com 11 votos contra sete. Um voto nulo também foi registrado.
“Agradeço a confiança dos meus pares, pois, acredito que os votos recebidos foram sinceros. Agradeço também a oportunidade de disputar com o desembargador João Benedito, um dos homens mais íntegros da história da Paraíba”, disse José Ricardo Porto.
O presidente eleito Marcos Cavalcanti parabenizou José Ricardo Porto pela vitória. “Quero me congratular com o desembargador, vice-presidente eleito, um homem da mais alta linhagem familiar, com alto nível cultural. Será uma grande satisfação poder gerir esse egrégio tribunal com o seu apoio na vice-presidência”, afirmou.
Corregedor-Geral de Justiça
A eleição teve sequência com a escolha do novo corregedor-geral de justiça. O desembargador Arnóbio Alves Teodósio foi o eleito. Ele obteve 10 votos contra oito recebidos pelo desembargador Joás de Brito Pereira. A desembargadora Maria das Neves do Egito de Araújo também compôs a lista tríplice. Um membro da corte também votou nulo neste escrutínio.

“Não venci, mas estou muito satisfeito em ter sido derrotado por um homem da estirpe do desembargador Arnóbio Alves Teodósio. O conheço há muitos anos e sei que fará um grande trabalho. Deus sabe de tudo e se não fui eleito agora é porque ainda não chegou a minha hora”, reconheceu Joás de Brito.
Diretoria da Esma 
Em seguida, os desembargadores escolheram, de forma unânime, a desembargadora Maria das Neves do Egito de Araújo como nova diretora da Escola Superior da Magistratura (Esma).


Por Ângelo Medeiros