Plantão

Construção de barragem ameaça sítio arqueológico em cidade da Paraíba. LEIA!

A construção de uma barragem na cidade de Cuité, no Agreste paraibano, está dividindo a opinião dos moradores do município, é que a obra para remediar os efeitos da estiagem pode resultar na destruição de inscrições rupestres em um sítio arqueológico. A pedra com as inscrições, era desconhecida até o início das obras, e com o achado, a construção da barragem do Japi está paralisada.
A 'Pedra da Letra' se destaca em meio a vegetação seca pela sua riqueza histórica, nela existem inscrições rupestres feitas pelos povos antigos há milhares de anos. Mas a construção da barragem na área do sítio arqueológico pode fazer toda essa riqueza desaparecer, pois a pedra com as inscrições ficará submersa quando o reservatório estiver cheio.
No mês passado, uma equipe da Sociedade Paraibana de Arqueologia esteve visitando o sítio arqueológico e analisando as inscrições rupestres, logo em seguida, o Governo do Estado anunciou a paralisação das obras. A suspensão da obra vem dividindo as opiniões dos moradores de Cuité. Alguns agricultores da região lamentam a paralisação pela necessidade do reservatório na região, já outros acreditam na remediação do conflito, com a possibilidade de construir a barragem sem destruir o patrimônio histórico do sítio arqueológico.
"Que seja construída essa barragem que é uma coisa que todos esperam e que vai dar sustentabilidade para todos os agricultores, não só do assentamento, mas para toda a região. Essa barragem vai ser construída um pouco mais afastada dessa pedra, e essa pedra vai permanecer aí para sempre", disse o agricultor Francinaldo de Lima.
Segundo o historiador Alexandre da Fonsêca, a origem das inscrições ainda é desconhecida, mas a preservação a o estudo podem ajudar a remontar o passado da região e do estado. "Essas inscrições têm uma importância muito grande. Até então, a origem a gente não sabe exatamente, mas são inscrições que através dos grafismos, mostram como poderiam  ter sido, por exemplo, os modos de vida dos primeiros que povoaram essa região", disse o historiador.
Enquanto a decisão sobre a continuidade das obras não sai, os moradores esperam que as autoridades decidam o que é melhor para a região. A Secretaria de Recursos Hídricos do Estado informou que a pedra com as inscrições só foi descoberta no momento da execução do projeto. Já o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) informou que não existe a proibição para construir a barragem e só as pesquisas arqueológicas no local é que podem indicar quais as medidas a serem tomadas.

Do G1 PB com TV Paraíba