Plantão

Cientistas trabalham em vacina contra a conjuntivite. LEIA!

Os cientistas se concentram nos casos de inflamação da vista causados pela bactéria Streptococcus pneumoniae.
São Paulo - Pesquisadores americanos da universidade de Harvard e do Instituto de Tecnologia de Massachussets estão desenvolvendo uma vacina para determinados tipos de conjuntivite.
A pesquisa foi tema de um artigo publicado na última edição da revista de ciência Nature Communications. No texto, os cientistas se concentram nos casos de inflamação da vista causados pela bactéria Streptococcus pneumoniae.
Cada vez mais resistente a antibióticos, essa bactéria é capaz de se prender à superfície do olho, crescer e causar problemas como a conjuntivite.
"Nós descobrimos que cerca de 90% das variedades da bactéria que causam conjuntivite são bem parecidas e formam um novo grupo de S. pneumoniae com propriedades infecciosas diferentes do resto das bactérias desse tipo", afirmou o oftamologista Michael Gilmore em nota publicada pelo site Eurekalert.
De acordo com Gilmore, a S. pneumoniae geralmente conta com um revestimento viscoso que impede a ação dos glóbulos brancos. Eles tentam eliminr a bactéria quando ela entra no organismo humano.
Causadores de danos ao pulmão e outros órgãos, esses tipos da bactéria já contam com uma vacina específica.
Entretanto, o revestimento viscoso não é encontrado nas variedades da S. pneumoniae que causam conjuntivite. Por isso, o desafio dos cientistas agora é descobrir uma nova vacina que possa combatê-las.
Para isso, eles vêm desenvolvendo análises do material genético de 271 variedades desse microrganismo.


Portal Exame