Plantão

Vacina contra Ebola avança 'muito rápido', diz farmacêutica. LEIA!

O pior surto de Ebola já matou mais de 4.500 pessoas até agora, a maior parte no trio de países do Oeste Africano.
A farmacêutica GlaxoSmithKline disse neste sábado que o desenvolvimento de uma vacina para combater o ebola, que matou milhares de pessoas na África Ocidental, está avançando muito rápido.
"O desenvolvimento da vacina candidata está progredindo a um ritmo sem precedentes, com a fase 1 de testes iniciais segurança e uma vacina em andamento nos EUA, Reino Unido e Mali, e mais testes previstos para as próximas semanas", disse a empresa em um comunicado publicado em seu site.
A maior fabricante britânica de medicamentos disse que os dados preliminares dos testes eram esperados até o final de 2014 e, se bem sucedido, a próxima fase, envolvendo a vacinação dos profissionais de saúde da linha de frente em Serra Leoa, Guiné e Libéria, começará em 2015.
O pior surto de Ebola já matou mais de 4.500 pessoas até agora, a maior parte no trio de países do Oeste Africano.
Como funciona
A vacina da GSK consiste de um vírus da gripe comum, chamado de um adenovírus, manipulados para conter dois genes do vírus Ebola. Testes em animais mostraram que quando o adenovírus infecta células, os genes ebola produzir proteínas inofensivas que estimulam o sistema imunitário para produção de anticorpos.
GSK adquiriu a vacina depois de comprar a empresa de biotecnologia Okairos, com sede na Suíça, por 250 milhões de euros (aproximadamente R$ 780 milhões) no ano passado.
Ainda não há vacina ou cura aprovada ainda para Ebola, mas várias empresas farmacêuticas trabalham com drogas experimentais.

Terra Brasil