Plantão

Raíssa ameaça ir às ruas protestar contra reajuste na conta de energia elétrica. LEIA!

Raíssa ameaça ir às ruas protestar contra reajuste na conta de energia elétrica
Foto: Walla Santos
A vereadora Raíssa Lacerda (PSD) prometeu ir às ruas de João Pessoa para protestar contra o aumento na conta de energia elétrica na Paraíba, em vigência desde a última quinta-feira. Em pronunciamento na tribuna da Câmara Municipal de João Pessoa, Raíssa e  se posicionou contra o aumento de 20,83% e anunciou a convocação da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) para o dia 18, iniciativa de Benilton Lucena (PT), para tratar na Casa Legislativa do assunto com órgãos envolvidos, além da sociedade civil e organizada. 
"Desde o último dia 28, 1,5 milhão de paraibanos são atingidos por uma conta de energia elétrica que aumentou quase 21%. Já existe uma convocação da CMJP, na pessoa de Benilton Lucena, para tratar desses abusos da empresa concessionária dos serviços de energia elétrica na Paraíba, a Energisa. A previsão é de que a audiência aconteça dia 18, na intenção de acionar todos os órgãos competentes por essa temática", adiantou Raíssa Lacerda.
De acordo com a parlamentar, mais de 150 pessoas foram indenizadas por ações movidas pelo seu gabinete contra a Energisa, pois eram acusadas de implantar "gatos de energia elétrica" e foi comprovada a inocência de todos. Segundo Raíssa, consumidores receberam multas da empresa no valor de até R$ 6 mil.
"Não há justificativa para esse aumento. Há bairros em João Pessoa que ficaram horas sem energia elétrica na última semana. Também houve melhorias dos serviços prestados pela Energisa, e por isso, temos que debater essa medida e vamos combater esse tipo de abuso", garantiu Raíssa.
A vereadora revelou que tem recebido cidadãos em seu gabinete eles alegam estarem obrigados a tirar da alimentação básica diária para poderem pagar os aumentos nas contas de energia elétrica. "Vamos acionar nos órgãos de defesa do consumidor e o Ministério Público da Paraíba (MPPB)". Não é possível que chegamos ao ponto de termos que pagar uma conta de energia elétrica 40% maior que a de São Paulo", criticou Raíssa. 
Em aparte, o vereador Edson Cruz (PP) foi a favor dos argumentos defendidos por Raíssa e prometeu convocar os movimentos sociais atuantes na Capital para engrossar o movimento contra o aumento divulgado pela Energisa.  
O reajuste foi aprovado no último dia 26, pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A Energisa havia solicitado um reajuste de 27,23% no início de agosto.
Ao todo, 1,3 milhão de domicílios de 216 municípios, incluindo cidades da Grande João Pessoa, irão sofrer o reajuste. Seis municípios atendidos pela Energisa Borborema - Boa Vista, Campina Grande, Fagundes, Lagoa Seca, Massaranduba e Queimadas - não terão reajuste, uma vez que a revisão tarifária da companhia é aprovada em fevereiro. Moradores de Pedras de Fogo, que são atendidos pela Celpe (PE), também passam ilesos pelo aumento.
De acordo com a Agência, o fator decisivo para o percentual de reajuste foi a compra emergencial de energia junto às termelétricas devido ao baixo nível das hidrelétricas, que produzem energia a um custo menor. O mesmo aconteceu com outras distribuidoras de energia no Brasil. Custos referentes à transmissão de energia e os encargos setoriais também contribuíram para o aumento.

Assessoria