Plantão

Governo federal, estadual e municipal elaboram plano de controle da tuberculose. LEIA!

De acordo com os dados da Secretaria de Estado da Saúde, anualmente, são notificados em torno de 1.100 casos novos de tuberculose na Paraíba.
Técnicos do Ministério da Saúde (MS) e das Secretarias de Saúde do Estado e de João Pessoa estão elaborando conjuntamente o plano de controle da tuberculose para atender a população paraibana até o final do ano. De segunda (1) até esta quinta-feira (4), eles visitarão os locais onde há um público mais vulnerável para a doença, a exemplo de presídios e Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD) e ainda os serviços envolvidos no tratamento, como o Laboratório Central de Saúde Pública da Paraíba (Lacen-PB); Complexo Hospitalar Clementino Fraga e Unidades de Saúde da Família.
Um dos pontos abordados, durante a visita, está sendo a implantação do teste rápido para o diagnóstico de tuberculose, com capacidade de detectar a presença do bacilo causador da doença em apenas duas horas e ainda revela se o paciente tem resistência a um dos medicamentos utilizados no tratamento: a Rifampicina.
“A chegada dessa nova tecnologia será um grande avanço para o diagnóstico e tratamento da tuberculose. O que o equipamento faz em duas horas, atualmente, só conseguimos em dois meses”, comentou a chefe do Núcleo de Doenças Endêmicas da SES, Mauricélia Holmes.
Ela explicou que a Paraíba ganhará três equipamentos, graças a uma parceria do Governo do Estado com o Ministério da Saúde. A previsão é que sejam instalados até o final de setembro. Um ficará no Hospital Clementino Fraga; outro no Centro de Saúde de Mandacaru e outro no Serviço Municipal de Campina Grande.
Cada equipamento faz quatro exames, por vez. Mauricélia Holmes explicou que o teste rápido será realizado, exclusivamente, nos novos casos com o objetivo de ter o diagnóstico precoce da doença e ainda se há ou não resistência ao Rifampicina, o medicamento mais eficaz no tratamento.
Tuberculose na Paraíba - De acordo com os dados da Secretaria de Estado da Saúde, anualmente, são notificados em torno de 1.100 casos novos de tuberculose na Paraíba.

Assessoria