Plantão

Vital do Rêgo Filho lamenta abandono da saúde no Estado da Paraíba. LEIA!


O candidato do PMDB ao governo da Paraíba, Vital do Rêgo Filho, comentou nesta segunda-feira, 11, a reportagem exibida ontem no programa Fantástico, da Rede Globo, sobre o escândalo da retenção de macas em hospitais da rede estadual de saúde.

"A matéria das macas expõe mais uma vez a Paraíba a um destaque nacional negativo e atesta a incapacidade do sistema público de saúde no estado", disse o peemedebista.

De acordo com Vital, o episódio além de todos os naturais agravantes, lamentavelmente demonstra a total ineficiência do Governo do Estado na gestão da saúde.

"Mesmo no caótico quadro de retenção das macas do SAMU por falta de leitos hospitalares, não se tem priorizado a aquisição de macas sobressalentes para a reposição daquelas que estão bloqueadas nos hospitais de urgência e emergência da Paraíba", lamentou.

Ele também destacou que o governo Lula-Dilma encaminhou à Paraíba 120 ambulâncias básicas e 40 UTIs móveis do SAMU para melhor atender a nossa população.

"Um minuto que se perde em um atendimento de urgência pode ser fatal para a sobrevivência do paciente. A não aquisição de macas, que custam em média R$ 1.200, para fazer face à gravidade do problema faz a diferença entre a vida e a morte, dentre os milhares de atendimentos que o SAMU presta. Deixar a equipe médica, de braços cruzados pela ausência do mais simples equipamento de socorro é entregar o cidadão à morte", afirmou.

Vital também denunciou que sistema SAMU 192, constituído na gestão Lula-Dilma, vem sendo desmantelado durante o governo PSB-PSDB na Paraíba, que privatizou a saúde dos paraibanos.

"O PMDB propõe, no nosso governo, a recuperação da nossa rede de hospitais públicos, a implantação do serviço de Conect Center no SAMU 192 para receber não apenas as chamadas telefônicas, mas de todas as mídias digitais, e a repactuação com todos os profissionais da área de saúde e a sociedade, na gestão de um modelo de saúde público e eficiente", acrescentou Vital do Rêgo


Assessoria