Plantão

Mais de dez mil árvores estão sendo plantadas por toda João Pessoa. LEIA!

Mais de dez mil árvores estão sendo plantadas por toda João Pessoa
Até dezembro de 2014 a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), terá plantado nos canteiros de ruas e avenidas, praças e áreas degradadas, mais de dez mil mudas de árvores nativas. O plantio está inserido nas ações do programa "João Pessoa Carbono Zero", que tem como objetivo minimizar impactos no meio ambiente.
Nesta segunda-feira (11), as margens do Rio Jaguaribe, no trecho que compreende o Bairro São José, receberão duas mil mudas de árvores adaptadas para áreas de alagamento e com potencial de regeneração e equilíbrio do ambiente. Serão plantadas mudas de ingazeiros, panam, murici e jatobás, que deverão recompor a mata ciliar da área, responsável por proteger as margens do Rio.
Segundo informou o engenheiro agrônomo Anderson Fontes, chefe da Divisão de Arborização e Reflorestamento (Divar) da Semam, "o projeto PAC São José está construindo novas casas, e a retirada de vegetação será compensada com o plantio dessas mudas. Estamos trabalhando para termos um maior equilíbrio do ambiente, já que retiramos as espécies exóticas que estavam no local, como as castanholas, e vamos compensar com o plantio de árvores nativas, bem mais adequadas à área", concluiu.
Na quarta-feira (13), a partir das 9h, será realizada outra ação de plantio do Programa "João Pessoa Carbono Zero", desta vez no conjunto Cidade Verde, em Mangabeira. Próximo ao Detran será montada a Tenda Verde do Viveiro Municipal de Plantas Nativas e, em parceria com o Colégio Militar, 200 mudas de árvores  serão plantadas e outras mil mudas distribuídas com a população do bairro. 
Segundo o secretário de Meio Ambiente, Edilton Nóbrega, "nosso objetivo é reflorestar a área do Cidade Verde, com espécies nativas como sibipiruna, ipês, pau brasil, pau ferro e oitizeiro. Também estamos promovendo a poda de limpeza das árvores já existentes, mantendo-as saudáveis, evitando a queda de galhos", concluiu.
Viveiro municipal - Todas as mudas de árvores utilizadas no plantio urbano de João Pessoa e na recomposição de áreas degradadas são produzidas pelos engenheiros agrônomos, engenheiros florestais, biólogos e jardineiros do Viveiro Municipal de Plantas Nativas.
O Viveiro é referência nacional na produção de mudas de árvores nativas da Mata Atlântica. Desde sua criação, em 2007, tem contribuído para a arborização urbana e recomposição de áreas degradadas de João Pessoa, estabelecendo convênios com outras cidades e ainda distribuindo mudas de árvores com a população.  Escolas e outras instituições também usam o espaço do Viveiro para aulas práticas e cursos de capacitação. O Viveiro Municipal de Plantas Nativas fica na Rua Embaixador Sérgio Vieira de Melo, sem número, no Valentina Figueiredo, próximo ao Sesc Gravatá.

Secom-JP