Plantão

Especialistas listam combinações perfeitas e imperfeitas da alimentação. LEIA!

É difícil pensar no café sem o leite, no feijão sem o arroz, no cereal sem iogurte ou leite. Mas, do ponto de vista nutricional, será que essas combinações são realmente boas? Segundo o endocrinologista Alfredo Halpern e a nutricionista Ana Maria Lottemberg, alguns alimentos ajudam na absorção do outro pelo organismo. São os chamados "pares perfeitos".
Dois bons exemplos de combinações são o feijão com arroz e o feijão com vitamina C (laranja, limão, acerola, tangerina ou morango), em forma de suco ou fruta. Isso porque o feijão não está pronto para ser absorvido pelo organismo e precisa passar por uma transformação química para que isso ocorra. A vitamina C tem a função de provocar essa transformação. E o ferro contido no feijão é fundamental para o corpo, porque ele tem a função de transportar oxigênio para os tecidos. Para os vegetarianos, essa combinação perfeita previne a anemia.
Já o tradicional arroz com feijão é uma combinação completa de proteína vegetal, composta por aminoácidos que se complementam e formam uma excelente proteína. O arroz também é fonte de carboidratos, vitaminas e minerais.
No caso do café com leite, o cálcio do leite, para ser absorvido pelo corpo, precisa de vitamina D, e o café mexe um pouco com a recepção e o aproveitamento dessa vitamina. Então, a dica é tomar mais leite e menos café, destacou Ana Maria. Além disso, para pessoas anêmicas, é bom evitar a combinação espinafre com carne.
Outras combinações imperfeitas são: cereais com iogurte ou leite (a absorção do cálcio pode ser comprometida, mas só se o consumo for excessivo. Uma opção é usar o cereal nas frutas), leite com carne (a carne atrapalha a absorção do cálcio), refrigerante com queijo (o fosfato do refrigerante inibe a absorção do cálcio), chá com feijão (os polifenóis do chá grudam no ferro e os eliminam nas fezes) e calda de pudim de caramelo com leite (a mistura desses elementos pode prejudicar a saúde dos ossos).
E direto de Sinop (MT), o ex-jogador Éder, da série Bola pra Frente, mostrou que eliminou 43,2 kg após 6 meses de desafio.

G1