Plantão

Guia da lancheira saudável: médica lista o que pode e não pode. LEIA!

 Os lanches intermediários, ingestão de alimentos entre as principais refeições, são importantes no dia a dia de adultos e crianças. Segundo a especialista Elisabete Almeida, coordenadora do programa  “Meu Pratinho Saudável”, isso garante o bom funcionamento do metabolismo, principalmente do processo de digestão e absorção dos nutrientes.
“Oferecer alimentos saudáveis às crianças na hora do intervalo ajudam a manter a disposição durante as aulas posteriores e a concentração nos estudos”, afirma ela. Por isso, a dica da médica é excluir da lancheira itens como refrigerante, bolo, doces em geral, frituras e outros alimentos ricos em açúcar e gordura.

Como montar uma lancheira saudável

De acordo com Elisabete, a lancheira da criança deve ter um alimento rico em proteínas, um em carboidratos e um de origem vegetal, podendo ser frutas, verduras e legumes. “É importante também colocar na lancheira uma garrafa de água para que a criança possa consumir durante a aula”, afirma.

Para ajudar os pais, a especialista lista cinco opções de lancheira saudável – um para cada dia da semana – com alimentos que totalizam entre 217 e 300 calorias.

A dica da especialista é combinar 200 ml de bebida a base de soja sabor chocolate com uma bisnaguinha e uma banana maçã.
No segundo dia, a criança pode lanchar 180 ml de bebida láctea sabor pêssego, quatro biscoitos tipo cream-cracker e uma ameixa vermelha.

Outra opção de lanche saudável leva uma caixinha de água de coco, duas fatias de pão de forma integral com um pouco de patê de ricota temperada e uma fatia de melancia cortada em cubinhos.

A quarta lancheira rica em nutrientes leva 200 ml de suco natural de manga uma bisnaguinha recheada com uma fatia de queijo branco e uma maçã pequena.

Outra versão de lanche intermediário infantil saudável é a combinação de uma caixinha de água de coco, quatro biscoitos tipo maisena, um queijo processado e um cacho pequeno de uva.

Fonte : iTodas