Plantão

Campina Grande inaugura entidade que atua no tratamento de crianças autistas. LEIA!

Campina Grande ganhou uma unidade da AMA - Amigos do Autista, entidade sem fins lucrativos, ligada ao Instituto Branda Pinheiro – IBP, que atuará no tratamento de crianças inseridas no chamado Espectro do Transtorno Autista, ou, Autismo, como é mais conhecido. A solenidade de inauguração ocorreu ontem (23), na Rua José do Ó, nº 169, no bairro do Alto Branco.
Trata-se de um projeto inovador e audacioso encabeçado por pais e mães de oito crianças classificadas dentro do espectro autista. Segundo Vânia Pinheiro, mãe de Brenda, uma das responsáveis pela iniciativa e que será Presidente da entidade, a AMA trará esperança para pais e mães de autistas que, hoje, tem que procurar atendimento especializado em outras cidades, já que Campina Grande não dispõe do serviço oferecido pela AMA.
Vânia lembrou que a concretização do sonho da AMA foi possível graças ao empenho dos pais e mães das oito crianças e, sobretudo, do enorme envolvimento de toda a sociedade campinense, que colaborou para a reforma e aquisição de equipamentos da AMA com doações das mais diversas e engajamento em campanhas de arrecadação de fundos. “A cidade inteira abraçou esta causa e por isso o sonho se tornou realidade”, disse Vânia.
Após a inauguração, o próximo passo dos pais e mães que compõem a AMA será iniciar o projeto social, através do qual a entidade atenderá crianças autistas cujas famílias não tem condições de custear o tratamento. “A sede, que era o mais difícil, nós conseguimos, com apoio de toda a sociedade. Agora, vamos partir para estruturar a parte social da AMA e atender 26 crianças, que é a capacidade máxima de atendimento da AMA Campina Grande”, afirmou Élio Penteado, Diretor Geral da entidade.
AMA - A AMA é uma entidade ligada ao instituto Brenda Pinheiro – IBP que desenvolve atividades no tratamento de crianças classificadas dentro do transtorno do espectro autista, através dos métodos TEACH, ABA e PEC’S, que são métodos utilizados em todo o mundo, com comprovação científica de eficácia. Na Paraíba existe apenas uma AMA, instalada em João Pessoa.
Eis algumas características das crianças autistas: dificuldade de relacionamento com outras crianças; ausência ou atraso de fala ou de linguagem; riso inapropriado; pouco ou nenhum contato visual; aparente insensibilidade à dor; perceptível hiperatividade ou extrema inatividade; rotação de objetos; ausência de resposta aos métodos normais de ensino; insistência em repetição; resistência em mudança de rotina; não tem real medo do perigo (consciência de situações que envolvam perigo), dentre outras.


Assessoria de imprensa