Plantão

Argélia perde contato com avião da Air Algerie. LEIA COM MAIS DETALHES!


Voo ia de Ouagadougou, capital do Burkina Faso, a Argel, com 116 pessoas a bordo.

Um avião MD-83 da Swiftair é visto em uma foto sem data - 
STRINGER/SPAIN / REUTERS
ARGEL — As autoridades de aviação da Argélia perderam o contato com um avião da companhia nacional Algerie Air 50 minutos após a decolagem. A aeronave viajava de Ouagadougou, capital do Burkina Faso, a Argel, capital argelina, e desapareceu quando sobrevoava o norte do Mali. 


O voo AH 5017 levava 110 passageiros e seis tripulantes a bordo, segundo as autoridades, e estava originalmente programado para pousar às 5h10 (2h10 no horário de Brasília). Um funcionário da empresa, que falou sob condição de anonimato, confirmou a queda do avião. Outras fontes citam más condições climáticas.

A aeronave foi fretada pela companhia aérea espanhola Swiftair. Em um comunicado, a Swiftair disse que o avião era um McDonnell Douglas MD-83. A empresa afirmou ainda não ter conhecimento das razões pelas quais o sinal do voo desapareceu.

Fontes do Sindicato Espanhol de Pilotos de Linhas Aéreas (Sepla) confirmaram que a tripulação da aeronave é espanhola: dois pilotos e quatro tripulantes de cabine.

O ministro dos Transportes francês, Frederic Cuvillier, declarou que se acredita que muitos cidadãos franceses estavam a bordo da aeronave. Segundo ele, autoridades da aviação civil francesa realizam uma reunião de emergência no momento e uma equipe de crise foi criada para verificar as informações.

O jornal argelino “El-Nahar” informou que também havia cidadãos da Argélia a bordo. O voo AH 5017 faz a rota Ouagadougou-Argel quatro vezes por semana, segundo a agência de notícias AFP.

MÁ VISIBILIDADE

De acordo com informações da BBC, as tropas da ONU no Mali disseram que o avião poderia ter caído entre as cidades de Tessalit e Gao. O general Koko Essien, líder das tropas das Nações Unidas no país africano, relatou à BBC que a área anterior à fronteira argelina é pouco povoada e vasta. Segundo Essien, as condições do tempo não eram boas na região durante a noite.
— O avião não estava longe da fronteira argelina quando pedimos que desviasse sua trajetória devido à má visibilidade e para evitar um risco de colisão com outro avião que cobria a rota Argel-Bamako — disse uma fonte da Air Algerie, segundo a agência Reuters. — O sinal foi perdido após mudar de rumo.
Imagem de satélite mostra tempestade na região no momento em que foi perdido contato com o voo, segundo a agência AP.
Imagem de satélite mostra tempestade na região no momento em que foi perdido contato com o voo, segundo a agência AP.

Em fevereiro, um avião militar caiu na Argélia, matando 77 pessoas a bordo. O Hércules C-130 chocou-se contra uma montanha na província de Oum al-Bouaghi, a caminho de Constantino, sob más condições climáticas. Apenas uma pessoa a bordo sobreviveu.

Apesar de uma intervenção militar internacional ainda em andamento, a situação continua instável no norte do Mali, ocupado durante vários meses em 2012 por grupos armados jihadistas.



POR