Plantão

Vereador é autor do projeto do não uso do capacete na cidade de Conceição, projeto esse que todos aprovam. LEIA!

Uma atitude do vereador Edvaldo Viera Ramalho esta chamando bastante atenção para uma questão que envolve o respeito às leis federais e a segurança no trânsito. O Projeto de sua autoria determina que seja proibido o uso do capacete por motociclistas no perímetro urbano do município de Conceição. O PL deve ser votado no próximo dia 28 em reunião ordinária da Casa Salustiano Leite.
Segundo o vereador Edvaldo nos últimos meses vários atos criminosos aconteceram no município de Conceição, a justificativa do vereador é semelhante à de vários políticos do Estado que tentaram instituir essa lei em seus municípios: a violência. Para eles, com o capacete a polícia não tem como identificar os assaltantes e pistoleiros que atuam com freqüência na região.
“Estou agindo de acordo com a lei, respeitando a Constituição Federal de 1988″, garante Edvaldo Ramalho. Ele argumenta que, como a lei municipal estabelece que seja proibido usar o capacete só no perímetro urbano, não há desrespeito a lei federal. “É só olhar os artigos 29 e 30 da Constituição”, assegura.
De acordo com sua análise, como esses artigos decidem que compete aos municípios legislar sobre assuntos de interesse local e que o município reger-se-á por lei orgânica, então o Projeto de Lei é legal. “É competência do município suplementar as leis estaduais e municipais”.
Esta necessidade não é uma realidade apenas de Conceição. Outros municípios já se anteciparam e aprovaram a Lei liberando o uso do capacete pelos mesmos motivos. Até mesmo no município de Santana de Mangueira, diante dos mesmos problemas enfrentados, desobrigou os motociclista e passageiros de modo geral que trafegam pelas vias nos limites do município, a usarem o capacete para não serem confundidos com malfazejos ou “fora das leis”.
Pela segurança, esperar que os vereadores se sensibilizem e aprovem esta Lei e que ainda busquem a Justiça local no sentido de ter apoio a esta ação em favor da sociedade.