Plantão

Campanha de vacinação contra a gripe começa nesta terça-feira em Campina Grande. LEIA!

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Campina Grande inicia nesta terça-feira, 22, a campanha de vacinação contra a gripe para idosos, crianças, gestantes e portadores de doenças crônicas. A principal novidade deste ano será a ampliação da faixa etária para o público infantil, com a imunização de meninos e meninas com idade entre seis meses e cinco anos. A meta é imunizar 69,6 mil pessoas no município durante a mobilização, que acontecerá até dia 09 de maio. O ‘Dia D’ da mobilização será no próximo sábado, 26 de abril.

Por causa do atraso no repasse das doses da vacina, que são disponibilizadas pelo Ministério da Saúde, neste primeiro dia da campanha, a imunização estará disponível apenas no Serviço Municipal de Saúde, no bairro da Prata, das 8h às 17h. Já a partir desta quarta-feira, 23, a vacinação acontecerá normalmente na Rede de Atenção Básica e nos postos volantes, espalhados em diversos pontos da cidade.

Ao todo serão disponibilizadas 87 mil doses da vacina. O objetivo da Secretaria Municipal de Saúde é ampliar, em 28%, o número de aplicações em relação à campanha do ano passado, quando quase 54 mil pessoas foram imunizadas na cidade. A vacinação também será fornecida para trabalhadores da saúde, pessoas privadas de liberdade e servidores do sistema prisional.

Segundo a diretora de Vigilância em Saúde do município, Eliete Nunes, a vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B). “A vacina contra gripe é segura e reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença, internações ou, até mesmo, óbitos. Todo recurso investido em prevenção retorna à sociedade com a melhoria da qualidade de vida da população”, explicou. 

O público-alvo da campanha é a população considerada de risco para complicações por gripe. Além das crianças a partir dos seis meses até menores de cinco anos, integram este grupo pessoas com 60 anos de idade ou mais; trabalhadores de saúde; povos indígenas; gestantes; puérperas (até 45 dias após o parto); população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.

As pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais também devem se vacinar. É o caso de portadores de diabetes, imunodepressão e doenças crônicas (cardíacas, respiratórias, renais, hepáticas e neurológicas), além de transplantados. Portadores de síndromes como Down, Wakany e outros também são beneficiados. Para esses grupos não há meta específica.

Da Redação (com assessoria)